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O que você deve fazer para se tornar um líder melhor?

Para ser um grande coach, você deve fazer mais perguntas em vez de tentar dar todas as respostas

Por Marcelo Nóbrega*
Atualizado em 2 jan 2020, 14h55 - Publicado em 1 jun 2016, 09h00

O segredo de todo bom líder é ter uma equipe de sucesso – é o que dizem nove entre dez gurus da administração. E como armar uma equipe de sucesso? Dando coaching. E como ser um grande coach e fazer coaching bem feito? A resposta é surpreendentemente simples. Você deve fazer mais perguntas em vez de tentar dar todas as respostas. É o que ensina Michael Bungay Stainer no livro The Coaching Habit (ainda sem tradução para o português).

Michael é consultor de empresas, coach e autor de vários livros. Em suas próprias palavras, seu trabalho é ajudar executivos a causar maior impacto trabalhando menos. De forma Inteligente, sagaz, articulada e bem-humorada, Michael apresenta as sete perguntas que transformarão a maneira como você lidera sua equipe.

Executivos em posição gerencial sentem-se compelidos a rapidamente orientar suas equipes no que e como fazer. Se você ocupa uma posição gerencial, tenho certeza de que sua reação quando um colaborador lhe apresenta um problema é tentar resolvê-lo, dar conselhos, agir e apagar o incêndio. Afinal, você é o chefe e sabe mais, certo?  O que você não percebe é que, agindo desta maneira, se torna um gargalo para o desempenho e aprendizado da equipe. Coaching e feedback frequentes são mais poderosos do que as avaliações de desempenho tradicionais que são realizadas apenas uma ou duas vezes por ano.

Diante de tantos cursos, textos, propagandas, certificações etc … é fácil ficar confuso com o que é coaching. Que tal começar lendo este livro? Coaching não é dar conselhos ou resolver problemas, mas saber fazer as perguntas certas para ajudar o coachee a encontrar sua maneira de superar um obstáculo. Dedique mais tempo a ouvir para que encontre ele mesmo suas soluções. O resultado valerá a pena. E você trabalhará menos. Como?

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Comece perguntando: “Porque você veio me procurar?” – assim você define o foco da conversa. Siga com: “O que mais?” – explore um pouco pois raramente a primeira resposta é a verdadeira razão. Depois foque novamente: “Qual seu verdadeiro desafio?” – a real dificuldade ficará explícita e, se houver, o seu papel na solução também. Esse é apenas o início de uma fórmula simples para transformar qualquer conversa. 

Aprenda com The Coaching Habit:  coaching é uma atitude. E você pode ser coach de sua equipe, pares, chefe e de você mesmo. 

O livro pode ser comprado no site www.boxofcrayons.biz

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* Este artigo é de autoria de Marcelo Nóbrega (diretor de recursos humanos da Arcos Dourados) e não representa necessariamente a opinião da revista

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