Continua após publicidade

Empresas em crescimento enfrentam desafios na jornada do negócio

Uso estratégico de dados permite cumprir prioridades, superar concorrentes maiores e startups, além de melhorar as experiências de clientes e colaboradores

Por Abril Branded Content
Atualizado em 30 nov 2021, 15h46 - Publicado em 30 nov 2021, 13h19

As empresas em fase de expansão se veem diante de uma série de desafios. Precisam ajustar processos em meio a um cenário de transições aceleradas, sem perder a coerência com a missão e o propósito original, mas inserindo transformações importantes na direção de ganhar eficiência e melhorar a experiência tanto dos colaboradores quanto dos clientes.

Na medida em que aumentam a base de clientes, fornecedores e até mesmo investidores, colocam-se diante da concorrência com grandes corporações, mais sólidas e tradicionais – e também precisam lidar com o risco de encarar a obsolescência ante startups recém-criadas.

Não por acaso, a chamada Empresas em Crescimento foi uma das nove trilhas que formaram a programação do SAP NOW Brasil 2021. Realizado de forma virtual pelo segundo ano consecutivo, o principal evento de tecnologia e negócios do Brasil chegou à 26ª edição abordando o tema “Empresas inteligentes em rede em um mundo em transformação”.

Ao longo de dois dias, mais de 300 especialistas de diferentes setores, como tecnologia, negócios, economia e sustentabilidade, compartilharam suas experiências e seus insights para ajudar as organizações a superar os desafios e abraçar as oportunidades proporcionadas pelas transformações nos negócios. Parte da  programação continua disponível online, na trilha de vídeos disponível na página da SAP no Portal da Empresa Inteligente.

Continua após a publicidade

Soluções inteligentes

“As empresas que se tornaram resilientes diante dos desafios que estamos vivendo viraram referência no mercado”, lembrou Mario Tiellet, vice-presidente de empresas em crescimento na SAP, durante o evento.

Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria do IDC Brasil, também participou do SAP NOW Brasil. Ele apresentou um estudo, realizado com exclusividade para a SAP, a respeito de tendências na evolução da gestão dos negócios e de formas como as soluções inteligentes impulsionam a digitalização.

Continua após a publicidade

“As prioridades de negócio se ajustam diante de uma realidade transformada pela pandemia”, informou. De fato, em 2018 a redução de custo era prioritária para 60% dos pesquisados. Em 2021, o percentual caiu para 52%, assim como o aumento da produtividade foi de 64% para 48% no período.

Já a privacidade de dados, a conformidade e a experiência do consumidor cresceram em relevância. “A grande importância dos canais digitais faz com que as organizações busquem um melhor equilíbrio entre o físico e o digital, sem tirar o olhar das questões de conformidade e privacidade”, resumiu Ramos.

O estudo indicou os pilares-chave para a evolução na gestão dos negócios: integração de processos e soluções de gestão, utilização de dados e geração de insights, gestão do capital humano e desenvolvimento, interação com a cadeia de valor, capacidade de inovação, otimização de compras e suprimentos e gestão da experiência dos clientes.

Publicidade