Continua após publicidade

Válvula de Escape: diretor da Alcon pilota aviões para combater estresse

Rodrigo Saez, diretor de RH da Alcon, conta como pilotar aviões ajuda a combater o estresse

Por Por Bárbara Nór
Atualizado em 17 dez 2019, 15h24 - Publicado em 20 jan 2016, 07h53

SÃO PAULO – Na edição 209 da Você S/A, mostramos na matéria Válvula de Escape (p.34) que uma das maneiras mais eficientes de se combater o estresse e manter a calma para lidar com as demandas do dia a dia no trabalho é ter um hobby ou praticar esportes nas horas vagas. Profissionais renomados contaram como essas atividades serviram para ajudá-los e mesmo a ter alguns insights sobre a atuação deles no trabalho. A seguir, você vê o relato de Rodrigo Saez, 40 anos, diretor de RH na Alcon Brasil, que encontrou na aviação amadora uma válvula de escape para o estresse.

Desafio nas alturas 

Rodrigo Saez, 40 anos, de São Paulo

Diretor de RH na Alcon Brasil

O que faz: “Desde 2005, piloto aviões aos finais de semana. Minha família toda é ligada à aviação, meu pai era piloto. Quando era mais jovem, fui profissional de paraquedismo e me tornei instrutor aos 18 anos. Mas logo vi que queria seguir uma carreira corporativa e manter minha paixão como um hobby.”.

Continua após a publicidade

Rodrigo Saez quando fazia paraquedismo. Hoje, pilota aviões aos fins de semana

Por que pratica esse esporte: “É pela adrenalina, pela emoção diferente. Eu fico próximo dos pássaros, do clima, isso muda a maneira como eu encaro meu dia a dia. Quando pouso, me sinto bem. Gosto do frio na barriga, e durante a semana, até comecei a andar de moto para conseguir emoção. Acho que todo mundo precisa fazer algo que não tenha nada a ver com o trabalho para se equilibrar”.

O que aprendeu: “Na aviação, se diz que todo acidente é 100% evitável e ocorre por uma reação em cadeia. Eu trago isso para o meu dia a dia ao entender o impacto das minhas ações. No escritório, ali na mesa com ar condicionado, é difícil perceber como sua decisão vai afetar o chão de fábrica. No avião, uma decisão errada pode ser fatal. Tem que ser rápido, mas certeiro. Acabo me condicionando para trabalhar dessa forma”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.