Qual é a empresa ideal para você?

A satisfação com o emprego depende de fatores pouco palpáveis, como oportunidade de crescer, renome no mercado e autonomia

O Guia Você S/A — As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar traz a lista das companhias que mais se destacam no Brasil em termos de gestão e que apresentam alto nível de satisfação dos funcionários. Uma análise precipitada concluiria que um emprego num lugar assim seria bom para qualquer profissional.

Isso, porém, não é necessariamente verdade. Além de salário, benefícios e clima de trabalho atraen­tes, a escolha de um emprego deve levar em conta coisas que a empresa pode oferecer, mas que não são tão palpáveis. Entre esses itens intangíveis estão a possibilidade de ganhar bônus polpudos ou de ser expatriado, a oportunidade de trabalhar com liberdade e o pa­trocínio aos estudos — o número de desejos é quase infinito.

São promessas que podem se concretizar ou não, mas nas quais os profissionais apostam as fichas na hora de escolher um emprego. A questão é: como analisar ­aspectos subjetivos em uma proposta de trabalho? “Da mesma maneira que escolhemos amigos pelas afinidades, é preciso procurar empresas com as quais tenhamos conexões”, diz a consultora Maria Candida Baumer, sócia da People & Results, especializada em carreira e cultura empresarial, de São Paulo. A seguir, reunimos aspirações profissionais comuns. Veja o que você encontrará nas empresas que as oferecem.  

A empresa oferece mérito

Essa empresa tem metas agressivas. Espera-se que o profissional trabalhe muito, mas a recompensa costuma ser alta quando se alcança o resultado. O desempenho de cada funcionário é avaliado individualmente.

O presidente mantém o foco nos resultados, é exigente nas entregas e espera que os funcionários sejam ambiciosos como ele.

Para trabalhar nela é preciso lidar com competição e cobrança intensas. Só sobrevivem aqueles que não têm medo de assumir riscos. Os muito sensíveis costumam não se adaptar.

A empresa oferece autonomia

Essa empresa é ágil, com poucos processos e sabe bem o que quer. Essas características são fundamentais para que cada profissional possa agir com autonomia, mas com um objetivo em comum.

O presidente tem perfil ágil, toma decisões com rapidez e possui alto nível de conhecimento do negócio. Erros dificilmente são perdoados, o que aumenta a rotatividade no cargo.

Para trabalhar nela é preciso ter espírito empreendedor, habilidade de comunicação, ser organizado, saber controlar o tempo e a produtividade. Com mais autonomia, o profissional pode exercer um número maior de funções, o que ajuda a acelerar o crescimento. Gente burocrática ou que gosta de processo pode sofrer.

A empresa oferece atuação global

Essa empresa pode ser multinacional ou brasileira, desde que tenha um programa estruturado de expatriação e ofereça treinamento para estimular a autonomia e o pensamento globalizado dos funcionários. 

O presidente dificilmente fez carreira só no Brasil. O perfil ideal é de alguém que tenha passado por diversas áreas e países e que tenha uma visão ampla dos negócios. 

Para trabalhar nela falar bem inglês é fundamental, e o domínio de mais idiomas é esperado. Profissionais que se interessem por outras culturas e gostem de mudanças se adaptam com facilidade. Quem é apegado ao local onde vive não vai ser feliz com essa experiência. 

A empresa oferece marca forte

Essa empresa é líder no segmento em que atua ou tem algum produto que a destaca. É reconhecida mundialmente por sua gestão. Por isso, dá orgulho a quem trabalha nela e tem facilidade para atrair candidatos. 

O presidente tem uma preocupação com a preservação da marca. Qualquer mancha na reputação pode significar prejuízo financeiro.

Para trabalhar nela é preciso mostrar resultado e entender que as ações individuais ajudam (ou atrapalham) o crescimento. Perfeccionismo é fundamental para manter a imagem da empresa sempre em alta, o que pode ser exaustivo para alguns. O perigo é o profissional se tornar arrogante por trabalhar “na melhor”. 

A empresa oferece qualidade  de vida

Essa empresa acredita que manter um funcionário feliz, saudável e trabalhando em um clima amigável garante bons resultados. Benefícios como bom plano de saúde, incentivo ao esporte e práticas antiestresse fazem parte do pacote. 

O presidente cuida da gestão de pessoas e circula entre todas as áreas. Mais diplomático do que técnico, se preocupa em agradar.

Para trabalhar nela não pode esquecer as cobranças — que existem. Esse tipo de companhia precisa de bons resultados, caso contrário não tem como investir em qualidade de vida. Vai bem quem sabe se planejar, gosta de autonomia e tem facilidade de trabalhar em grupo.

 A empresa oferece uma causa

Essa empresa atua em um negócio que tem um propósito maior do que simplesmente obter lucro — como salvar vidas, se for um hospital — ou que tem ações de responsabilidade social admiradas pelos funcionários.

O presidente  é visionário, inspirador e transmite credibilidade. Ele se preocupa com aspectos mais nobres, mas tem de manter os pés na realidade para que a companhia funcione bem. 

Para trabalhar nela o profissional precisa se identificar com o propósito da empresa e entender que seu trabalho tem impacto direto na sociedade. Pessoas que se motivam ao saber que deixarão um legado para as gerações futuras se encaixam nela. Quem é mais prático vai se frustrar. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: