Poder dividido: no Banco Indusval & Partners há dois presidentes

Algumas companhias estão testando e aprovando o comando dividido entre dois presidentes. Veja como é a divisão de poder no Banco Indusval & Partners

SÃO PAULO – A solução de dividir o comando parece inusitada, mas é cada vez mais comum que empresas passando por um processo de sucessão, transição ou fusão pensem em adotar dois presidentes. “Isso acontece quando, durante processos de sucessão, identificam-se as competências necessárias ao cargo em dois candidatos”, afirma Robert Juenemann, conselheiro de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), de Porto Alegre. No Banco Indusval & Partners Luiz Masagão Ribeiro e Jair Ribeiro da Silva Neto são os presidentes. “O compartilhamento do cargo é uma forma de se conseguir avançar em liderança e fazer uma divisão de responsabilidades”, diz Robert Juenemann, do IBGC. Conversamos, por telefone, com Jair Ribeiro para saber como funciona uma empresa com o poder dividido.

VOCÊ S/A – Como é a relação de você com o Luiz Masagão, co-CEO do B&P?

Jair Ribeiro  – O Luiz e eu nos conhecemos há 20 anos. Começamos a trabalhar juntos há 4. Nós sentamos na mesma sala. A cumplicidade que temos é fundamental. Quando um fala, o outro escuta. Ele, inclusive está escutando esta nossa conversa agora. Está trabalhando lá, mas está ouvindo.

VOCÊ S/A – Como fica a divisão de tarefas e poder?

Jair Ribeiro  – Os nossos valores, princípios e objetivos são iguais. Isso já ajuda muito. Nós dois definimos a estratégia e temos muito claro o que um e o outro fazem. Ter essa divisão, na verdade, facilita o nosso trabalho porque uma instituição financeira tem obrigações regulatórias e podemos dividir essa tarefa que consome muito tempo. Ficamos livres para nos concentrar em questões estratégicas.

VOCÊ S/A – Em uma companhia com dois presidentes, não pode haver momentos de confusão entre os subordinados, por exemplo?

Jair Ribeiro  – Não aqui. Temos muito cuidado para garantir que ninguém faça reporte duplo. Alguns vice-presidentes se reportam a mim, outros a ele. Temos características complementares e gostamos de partes diferentes do negócio. Toco a área comercial e tesouraria e ele fica com o RH, por exemplo. Também temos comitês com a participação de diversas pessoas para manter a pluralidade.

Leia mais

De atendente do McDonald´s a presidência de uma farmacêutica

+ Rodrigo Kede, da Totvs, renuncia por saúde. Leia entrevista feita antes da renúncia

+ Como funciona o Nubank, o cartão sem anuidade e tarifas

“O líder do futuro será avaliado por sua habilidade de se transformar”, diz CEO da Ericsson

+ “Ninguém mais deveria medir produtividade em número de horas”, diz Sergio Rial, do Santander

VOCÊ S/A – Perfis tão diferentes não favorecem o desenvolvimento de conflitos?

Jair Ribeiro  – Não porque sabemos administrar bem.. Temos os mesmos valores e objetivos e não há uma disputa interna de poder. Eu sou um cara mais comercial, de clientes, o Luiz gosta mais da parte interna. Mas dividir o cargo de presidente não é para qualquer um

VOCÊ S/A – Em que situações isso pode não dar certo?

Jair Ribeiro  – Eu já fico mais confortável com essa divisão porque sempre tive sócios e sempre trabalhei tomando decisões em conjunto. Fui presidente de uma empresa de tecnologia com 8 000 pessoas e achava muito estressante e solitário não ter com quem dividir as dúvidas e responsabilidades. Eu tenho hoje trabalhando ao meu lado um sujeito de honestidade intelectual. Se fosse alguém exatamente como eu, acho que não seria bom para mim nem para a empresa. Líderes com a cabeça hierárquica não conseguem se adaptar, se confundem. Temos personalidade forte aqui, mas existe a confiança mútua. Acho que no BTG Pactual (que desde o final do ano está com dois presidentes) o modelo vai funcionar muito bem porque as pessoas de lá tem essa relação de sócios.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: