“Passei a fazer parte de uma rede global de profissionais, e esse networking é um diferencial”, diz Lucas Corrêa
[Publieditorial] Concedida pelo CFA Institute, a certificação CFA representa excelência na gestão de investimentos
Tendo como missão contribuir para o desenvolvimento da profissão de finanças no Brasil, por meio da difusão de conhecimento especializado e excelência profissional, a CFA Society Brazil é uma associação que reúne os detentores da certificação CFA no Brasil.
A certificação é vista como uma pós-graduação na área financeira. Um símbolo de distinção que, para o mercado financeiro, representa um conhecimento profundo sobre investimentos, além de um comprometimento com a ética e a convicção de que os interesses dos investidores sempre devem vir em primeiro lugar. Este diferencial faz com que os membros da CFA Society Brazil sejam profissionais destacados e engajados em elevar os padrões da indústria de gestão de investimentos. Com sede em São Paulo e mais de 800 membros efetivos e atuantes no mercado brasileiro, a CFA Society Brazil está representada em nove estados e no Distrito Federal, e faz parte de uma rede de 147 CFA Societies localizadas em 73 países de todos os continentes. No mundo, são mais de 135.000 profissionais detentores da certificação CFA e membros do CFA Institute.
Lucas Dolabela Barcellos Corrêa, officer de produtos de empréstimos para grandes empresas, é um dos membros da CFA Society Brazil. Na entrevista a seguir, ele explica o diferencial que este conhecimento e networking trouxeram para sua vida profissional:
Quando você decidiu que queria ser um detentor da certificação CFA?
Decidi que queria ser um detentor da certificação CFA logo após o término do programa de trainee. Queria me destacar em relação aos demais e sabia que a melhor forma seria por meio do treinamento rigoroso que Programa CFA oferece.
Conte-nos sobre o impacto da certificação CFA na sua vida profissional?
Além de todo o conhecimento técnico que obtive, passei a fazer parte de uma rede global muito seleta de profissionais, e esse network é um grande diferencial.
Você tem mais oportunidades por ter a certificação CFA?
A certificação CFA abre muitas portas, pois ao término do programa o profissional passa a ser mais completo, com entendimento profundo de finanças e investimentos. Além disso, a certificação é um indicativo inquestionável da capacidade técnica e da disciplina da pessoa que a obteve. Portanto, sem dúvida, hoje tenho mais oportunidades por causa da certificação.
Um network global é valioso? Como você tem acessado ou utilizado esse network?
Na minha visão, um dos grandes ativos que se pode ter é o network que se abre. O detentor do certificado passa a fazer parte de uma comunidade de mais de 800 pessoas no Brasil e mais de 135 mil no mundo. Esses contatos ajudam a abrir diversas portas. Hoje em dia uso muito desse network nos eventos da CFA Society Brazil, onde encontro pessoas altamente capacitadas, com quem tenho a oportunidade de trocar experiências.
O quão importante é um código de conduta para profissionais de investimento?
Um código de conduta é algo primordial, pois na relação entre cliente e profissional de investimento pode-se ter muita assimetria de informação. Por isso, o código dá a direção que o profissional deve seguir de forma a não prejudicar o cliente. Esse código evita que profissionais de mercado tenham comportamentos que reflitam de forma negativa para a profissão.
Como construir uma profissão de investimentos mais forte?
A profissão de investimentos será mais forte quanto mais empresas e profissionais adotarem a certificação CFA e seu rigoroso padrão de ética como a base para toda a indústria.
Qual o papel de um detentor da certificação CFA na indústria de investimentos como um todo?
O detentor da certificação CFA deve ser a referência em conhecimento técnico e comportamento ético para todos os profissionais da indústria.
Saiba mais em https://brazil.cfainstitute.org