Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

O truque de Seinfeld para ser mais produtivo

Conheça o método do ator americano Jerry Seinfeld para a produtividade

Por Por Bárbara Nór Atualizado em 17 dez 2019, 15h24 - Publicado em 30 dez 2015, 08h00

Já faz alguns anos que este método é conhecido, mas não custa lembrar: o americano Brad Isaac conheceu o ator e escritor americano Jerry Seinfeld quando a série Seinfeld ainda era estreante. Aproveitando a oportunidade, ele perguntou se ele teria algum conselho para comediantes iniciantes. Em resposta, Seinfeld disse que a melhor maneira de evoluir como autor e criar piadas melhores era escrever todos os dias. Mas se motivar para escrever – ou qualquer outra atividade – todos os dias pode ser algo bem difícil. Mas é aí que entra o truque de Seinfeld.

Jerry Seinfeld em 1996, na festa do Emmy

Para se motivar, seja qual for sua meta, o segredo é se comprometer com o mínimo a cada dia. Funciona assim: você imprime um calendário do ano todo em uma página só e pendura na parede. Em seguida, você separa um marcador vermelho. A cada dia em que você fizer algo relacionado ao seu objetivo – no caso de Seinfeld, escrever uma linha ou duas que fossem – você marca com um xis. Querer fazer coisa demais a cada dia não ajuda porque ficaremos paralisados pela pressão, mas não fazer algo todos os dias torna complicado cumprir alguma meta. No dia em que não fizer nada, você deixa em branco, mas o objetivo é claro: fazer uma corrente de dias marcados em vermelho. 

À medida em que você for fazendo o mínimo possível somente para marcar em vermelho, um hábito estará sendo criado. Fazer as coisas aos poucos, mas de forma consistente, é mais produtivo a longo prazo do que somente ter alguns dias esparsos de super produtividade e outros tantos dias sem ter feito nada. E, caso quebre a corrente de xis vermelhos por muito tempo, você verá que algo está errado – pode ser seu compromisso com o objetivo ou até mesmo o fato de você, no fundo, ter mudado de ideia. Aí é hora de rever as metas e começar de novo. 

Continua após a publicidade
Publicidade