Mulheres denunciam machismo usando hashtag meuamigosecreto; Leia relatos

"#meuamigosecreto acha que só a mulher deve limpar, cozinhar, e cuidar das crianças; mesmo os dois tendo a mesma jornada de trabalho."

SÃO PAULO – Um novo movimento de conscientização em relação ao machismo surgiu estes dias nas redes sociais. Mulheres estão usando a hashtag #meuamigosecreto no Twitter e no Facebook para denunciar – sem dar nome aos bois – atitudes machistas veladas de amigos e colegas próximos. 

Separamos alguns posts relacionados ao machismo no trabalho. E você? Tem alguma história antiga de machismo relacionada ao trabalho? Compartilhe e marque a gente usando @vocesa. 

#meuamigosecreto diz que não é machista mas acha que mulher só serve pra cuidar da casa e dos filhos 

‪#‎meuamigosecreto‬ é fotógrafo há anos e se gaba que teve vários assistentes pois gosta de ensinar o ofício, mas nunca contratou assistente mulher.

‪#‎MeuAmigoSecreto‬ fala que gosta da beleza natural das mulheres, mas não contrata negra com cabelo afro pois acha “antiprofissional”. 

‪#‎meuamigosecreto‬ diz que lugar de mulher não é na cozinha profissional porque é um serviço muito pesado e que exige braço. A não ser que a mulher seja “daquelas trator”, que não é feminina, não quer ser mãe e não tem frescura e tpm. Aí pode ser cozinheira.

#meuamigosecreto se faz de amigo de todos no trabalho mas pelas costas adora criar intriguinhas pra se beneficiar

#meuamigosecreto com a desculpa de cumprimentar aproveita para passar a mão nas amiguinhas, isso incomoda, migo!!!

#meuamigosecreto é Gay e nem todo mundo sabe. É casado, tem 2 filhos, na empresa tira onda de machão mas fica manjando os amigos no mictório

LEIA MAIS:

+ Lady Gaga fala sobre sua relação com o trabalho

+ Ex-comissária de bordo muda de carreira e vira estagiária aos 38 anos

#meuamigosecreto ainda acha que pra se dar ao respeito profissionalmente as mulheres e os homens devem se vestir de terninho

#meuamigosecreto acha q mulher tem q ganhar menos pq engravida

#meuamigosecreto acha que mulheres não podem ser melhor que ele em qualquer coisa

#meuamigosecreto disse que não vai contratar mulheres que pretendem casar e ter filhos pq terão que tirar licença maternidade depois.

#meuamigosecreto achou bonito sair contando pra todo mundo do trabalho como eu sou ~na cama~ mas ficaria bravo se eu falasse do tamanho dele

‪#‎meuamigosecreto‬ vive falando das mulheres que vê pela rua, no trabalho, as “come com os olhos”, faz gestos obscenos, etc, mas acha isso tudo muito normal, coisa de “homem”, como diz. Mas… quando ver duas ou mais mulheres falando sobre homens… logo diz: ‘olha… as sem vergonhas, safadas… tão querendo, doidas por macho, ‘rapariguinhas’ etc, etc, etc…

#meuamigosecreto humilha mulheres no ambiente de trabalho, paga menos a mulheres, subestima as funcionárias.

#MeuAmigoSecreto não fala comigo diretamente no trabalho. Só com outros homens. Aparentemente meu trabalho não é coisa de mulher.

#meuamigosecreto acha normal tentar beijar uma colega à força, no ambiente de trabalho

#meuamigosecreto grava escondido a transa com a namorada pra mostrar pros colegas no trabalho que ele e homem de vdd

#meuamigosecreto um dia me disse ” vc tirou a vaga de trabalho de um pai de família”, por termos o mesmo cargo.

#meuamigosecreto chama feminista de feminazi mas acha normal ganhar mais que a colega de trabalho. Pra ele a busca de igualdade é vitimismo.

#meuamigosecreto assobiou pra mim durante anos no ambiente de trabalho. Como se eu fosse um cachorro e surdo ainda por cima.

O #meuamigosecreto bjou à força a colega de trabalho 1 dia antes do casamento pq “depois vou ter que aturar aquela mala pro resto da vida”.

#meuamigosecreto troca o filho pequeno pela nova namorada e diz que o trabalho de cuidar é da mãe já que ela queria tanto engravidar.

#meuamigosecreto acha que só a mulher deve limpar, cozinhar, e cuidar das crianças; mesmo os dois tendo a mesma jornada de trabalho.

#meuamigosecreto diz que mulher tem que ganhar o mesmo que homem, mas se a mulher se destaca no trabalho sai dizendo que ela deu pro chefe.

#meuamigosecreto Diz que é a favor da igualdade de gênero, mas existe trabalho de homem e trabalho de mulher.

Para ler mais histórias, acompanhe a hashtag no Facebook e Twitter.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: