Esta empresa resolveu ficar uma semana sem e-mail

Depois de descobrir que o e-mail era causa de estresse para os funcionários, uma empresa italiana decidiu fazer um experimento.

SÃO PAULO – Na semana passada, os funcionários da empresa italiana têxtil Gabel receberam um estranho aviso do principal diretor executivo, Emilio Colombo. “Juntos, vamos conduzir um experimento que vai nos levar de volta a uma época em que as pessoas conversavam mais entre si. Convidamos vocês a não usar e-mails para comunicação interna”, ele escreveu. Segundo reportagem da BBC, a empresa contratou um expert para entrevistar os funcionários e identificar o que mais causava estresse no dia a dia. O que ficou em primeiro lugar? A tonelada de e-mails diários. A decisão de fazer o experimento foi uma forma de avaliar como o e-mail de fato pode afetar nosso trabalho. 

A iniciativa pode parecer bizarra, mas tem algum sentido: o e-mail tem sido apontado como uma das principais causas para o estresse, por obrigar as pessoas a ficarem sempre alertas ao receber inúmeras mensagens, inclusive fora do horário de trabalho. Uma pesquisa descobriu da Universidade da Califórnia-Irvine, por exemplo, que os funcionários costumam checar a caixa de entrada 77 vezes por dia, em média (na ponta mais alta, entre os executivos, o número chega a 373 vezes por dia!).

E ter a caixa de entrada limpa não quer dizer necessariamente que você esteja sendo produtivo. Muitas vezes, o hábito de ficar lendo e respondendo mensagens o tempo todo impede que façamos as tarefas que realmente importam no trabalho, além de aumentar a ansiedade. O presidente da Gabel, Michele Moltrasio disse que o experimento não foi fácil, mas permitiu que funcionários redescobrissem o prazer de encontrar os colegas e de conversar entre si, em vez de somente escrever. Será que a moda pega?

Leia mais

+ Você é refém de seus próprios medos?

+ Como não se tornar um dinossauro no escritório

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: