Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Empresas abrem programas de estágio e trainee

Confira 7 empresas que estão com vagas abertas para estagiários e trainees

Por Mariana Amaro Atualizado em 17 dez 2019, 15h27 - Publicado em 15 set 2015, 11h42

SÃO PAULO – As constantes más notícias na economia não tiraram o ânimo das empresas que buscam trainees e estagiários. Confira aqui quais empresas estão com as inscrições abertas e veja na edição de setembro, que está nas bancas, quais são as 5 empresas mais procuradas, o que elas querem dos estagiários e trainees e até quais são os principais erros que os jovens cometem no início da carreira – e como fazer diferente.

3M

Na lista das 35 Melhores Empresas para Começar a Carreira da VOCÊ S/A de 2015, a 3M do Brasil abriu as inscrições para o Programa de Estágio 2016. As vagas são para diversas áreas da empresa nas unidades Sumaré, Itapetininga e Ribeirão Preto, todas no interior de São Paulo. 

Quem pode se inscrever? Universitários com inglês avançado e previsão de conclusão da graduação entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017. Também é preciso ter disponibilidade de 20 a 30 horas por semana e residir em Campinas e região, Itapetininga e Ribeirão Preto e região. O universitário deve estar matriculado em algum dos seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Estatística, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Marketing, Engenharia (Alimentos, Computação, Controle e Automação, Materiais, Produção, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Química), Biologia, Farmácia, Química, Relações Internacionais e Públicas e Sistemas da Informação.

Como é o processo? Com provas e testes online e presenciais. A última etapa é com entrevista. 

Salário: não informado

Inscrições: pelo site da 3M, até o dia 30 de setembro. Os aprovados começarão a trabalhar em janeiro de 2016. 

Ambev

A empresa que está no Guia As Melhores Empresas para Começar a Carreira promove programas de estágio e trainee estruturados. Estagiários são contratados ao longo do ano. Já para os trainees, o prazo de inscrição se encerra no dia 20 de setembro. O programa de treinamento dura 10 meses. Na primeira fase, os jovens passam dois meses em unidades fabris, para conhecer o processo de produção, outros dois nos centros de distribuição e o último é de treinamento estratégico na administração central da companhia, em São Paulo. Para a segunda metade do programa, os jovens escolhem uma área de interesse e recebem orientação dirigida para ela. Nessa etapa, os trainees passam por um período de treinamento intensivo no exterior. 

Quem pode se inscrever? Jovens de todo o Brasil com até dois anos de formados ou que tenham previsão de formatura para o final de 2015, de cursos superiores variados. Inglês fluente, disponibilidade para viagens e mudanças de cidade, experiência com trabalho voluntário ou entidades estudantis e perfil empreendedor são requisitos desejáveis.  

Como é o processo? Depois das inscrições, são realizadas provas online de perfil, inglês e raciocínio lógico. Depois, os candidatos precisam desenvolver um projeto e apresentá-lo virtualmente. A fase seguinte é composta de entrevistas e um painel de negócios, onde os jovens devem desenvolver um case em equipe. O processo seletivo é finalizado (ufa!) com entrevistas individuais com os diretores e o presidente da Ambev.

Salário: de estagiários não é informado. Para os trainees, o contracheque inicial é de 5 500 reais.  

Inscrições: o ano todo pelo site Quero Ser Ambev para estágio. Ou, até o dia 20 de setembro para trainees.  

Cargill

A empresa de fabricação e comercialização de produtos agrícolas, alimentícios, industriais e financeiros tem hoje 153 000 funcionários em 67 países. Ela abriu as inscrições para o programa de Trainee 2016 e procura jovens em início de carreira com potencial e dispostos a aprender, inovar e assumir, no futuro, posições de destaque na companhia. O programa tem duração de 18 meses e início previsto para janeiro de 2016. Os trainees serão alocados em uma área de negócios e farão o treinamento prático acompanhados por gestores. Os trainees também terão tutores, profissionais referência com o papel de orientar e auxiliar os trainees na identificação dos objetivos de carreira. Os jovens vão trabalhar em desenvolvimento de negócios, na área comercial de grãos, engenharia de fábricas e portos e planejamento financeiro.

Quem pode se inscrever: jovens graduados entre dezembro de 2013 e dezembro de 2015 nos cursos de administração, agronomia, ciência contábeis, economia, engenharia e zootecnia. Inglês avançado e disponibilidade para morar em outro estado ou cidade também são pré-requisitos. 

Como é o processo? As inscrições são feitas pelo site da empresa. Depois da triagem inicial, as fases contam com testes, dinâmicas e entrevistas. 

Salário: não informado

Inscrições: pelo site do programa, até o dia 1 de outubro

Dow 

Em 2015, a Dow foi classificada como a melhor empresa para começar a carreira do guia As Melhores Empresas para Começar a Carreira, da VOCÊ S/A. Além de oferecer o melhor salário para funcionários jovens, a empresa investe em benefícios como plano de previdência (em que a empresa deposita 150% do valor aplicado pelo funcionário) e apoio jurídico e psicológico. Agora, a empresa está com vagas abertas no seu programa de estágio chamado Jump to the Future.

Continua após a publicidade

Quem pode se inscrever? Universitários com formação entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017, dos cursos de administração, ciências contábeis, comércio exterior, comunicação, economia, engenharias (todas), marketing, química, relações internacionais, sistemas de informação ou cursos correlatos. A carga horária mínima é de 12 horas e o inglês avançado é obrigatório. 

Como é o processo? Com avaliação de currículo, provas e testes, dinâmica de grupo e entrevistas. 

Salário: O salário inicial não é informado mas, segundo a pesquisa realizada pelo Guia As Melhores Empresas para Começar a Carreira, o salário médio inicial para os jovens na Dow é 4 334 reais. Nas outras 34 empresas presentes do Guia, a média é de 2 623.

Inscrições: pelo site da Dow até o dia 3 de outubro, para início no dia 1º de fevereiro. 

EY

A EY é uma empresa de auditoria presente em 150 países. No Brasil, ela tem 12 escritórios: Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As vagas para estágio e trainees podem acontecer em qualquer uma (ou todas) as unidades. O recrutamento para o programa de estágios acontece ao longo no ano. Já o programa para trainees costuma ter as inscrições encerradas entre setembro e outubro.

Quem pode se inscrever? A empresa de auditoria possui um programa de estágio voltado a universitários a partir do 2º ano de graduação, e de trainee para recém-formados (até 2 anos) dos cursos de administração de empresas, ciências atuariais, ciências contábeis, direito, economia, engenharia (todas), estatística, física, cursos de TI, matemática e relações internacionais. Você pode se inscrever em outra cidade – que não a sua, mas lembre-se que as etapas são TODAS presenciais e a empresa não vai pagar pelos deslocamentos de nenhum candidato.

Como é o processo? Depois de uma avaliação curricular e testes presenciais (que incluem português, lógica, inglês e contabilidade básica) os jovens passaram por uma redação e dinâmica de grupo com resolução de um case. Na etapa seguinte, acontecem as entrevistas e os escolhidos são definidos. 

Salário: não informado

Inscrições: pelo site, o prazo de inscrição não é informado.

Odebrecht

Até o dia 17 de setembro, a empresa recebe inscrições de universitários de cursos variados no programa de estágio da companhia. E, a partir do dia 18 de setembro, a construtora que passa por um mau momento de reputação vai abrir as inscrições para o Programa de Estágio de Férias. Os estudantes podem se candidatar a vagas em mais de 20 projetos espalhados pelo Brasil e os projetos serão realizados nas férias de janeiro de 2016, de acordo com o calendário acadêmico das universidades. O objetivo do Programa Estágio de Férias é trazer os universitários para viver uma experiência prática do conhecimento adquirido durante o curso, além de permitir uma aproximação com a cultura da Organização Odebrecht. 

Quem pode se inscrever? Estudantes de engenharia (civil, ambiental, mecânica e elétrica), administração e ciências contábeis de todas as universidades do país com previsão de formatura entre julho de 2017 e julho de 2018. 

Como é o processo? Todo o processo é realizado de forma digital, desde os testes iniciais até as entrevistas com os candidatos. 

Salário: não informado

Inscrições: pelo site da empresa

Sodexo

A empresa de gestão de alimentação e serviços está com um programa de trainee aberto para jovens formados em cursos de nutrição, gastronomia, engenharia do alimento e economia doméstica. 

Quem pode se inscrever? Jovens com até dois anos de formado nos cursos acima. Experiência profissional, pós-graduação e um segundo idioma são considerados diferenciais. 

Como é o processo? Após a inscrição, há a aplicação de testes online de português, raciocínio lógico, informática, prática em UAN (unidade de alimentação e nutrição) e avaliação de competências comportamentais, além de dinâmicas e entrevistas. 

Saláio: não informado

Inscrições: pelo site do programa. o prazo não foi informado. 

Continua após a publicidade
Publicidade