Continua após publicidade

Educação corporativa fortalece a cultura organizacional

Essa é a proposta da Dasa, que trabalha para criar um ambiente em que cada um dos 50 000 colaboradores se sinta protagonista e parte da empresa

Por Abril Branded Content
28 out 2022, 19h15

Implementar uma nova agenda, com foco nos seres humanos, utilizando ações disruptivas. Esse é o objetivo dos executivos ouvidos pela consultoria Deloitte para a pesquisa Tendências Globais de Capital Humano”.1 Eles apontam que é urgente repensar regras para recriar o futuro do trabalho, colocando o colaborador no centro das decisões e garantindo que ele seja livre para explorar o melhor de seu potencial.

A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, já segue essa tendência, que resultou em uma mudança da cultura institucional, anunciada em 2021. O objetivo é criar um ambiente cultural único, onde todos os 50 000 funcionários se sintam protagonistas, ouvidos e livres para serem autênticos. “Estamos comprometidos a engajar nossos colaboradores, tornando-os agentes do processo de reformulação dos valores da companhia”, explica Fabio Rosé, diretor-geral de pessoas & cultura da Dasa.

Fabio Rosé, diretor-geral de pessoas & cultura da Dasa -
Fabio Rosé, diretor-geral de pessoas & cultura da Dasa – (Dasa/Divulgação)

Essa proposta se traduz em ações objetivas, que levaram a Dasa a ser escolhida como uma das melhores empresas para trabalhar pelo Great Place to Work® Brasil.2 “Acreditamos no protagonismo das pessoas e no poder da contribuição delas para melhorar a cada dia o clima da nossa rede de saúde integrada”, assegura Venâncio Guimarães, diretor de produtos, pessoas & cultura da companhia.

Venâncio Guimarães, diretor de produtos, pessoas & cultura da companhia -
Venâncio Guimarães, diretor de produtos, pessoas & cultura da companhia – (Dasa/Divulgação)

“Atuamos com base em quatro pilares estratégicos: cuidado que acolhe, parceria que empodera, tecnologia que descomplica e ciência que transforma”, ele prossegue. Para alcançar esse objetivo, a empresa desenvolveu um pacote robusto de soluções em educação corporativa, resultado de um esforço de comunicação e de escuta ativa.

Continua após a publicidade

Universidade Dasa

A comunicação e o endomarketing promovem a rede de apoio aos colaboradores – uma ação especialmente importante durante o período de isolamento decorrente da pandemia de Covid-19. Mas a empresa também se propõe a ouvir as equipes. Por isso, desde meados de julho de 2021, coloca em prática uma rápida pesquisa semanal para entender a percepção das pessoas sobre fatores que impactam o ambiente de trabalho, como estrutura, desenvolvimento e bem-estar.

Trata-se do Pulso Dasa, que está disponível para todos os colaboradores, e não apenas para os líderes. Eles podem responder, de forma anônima, a perguntas que ajudam a organização a promover iniciativas contínuas para cuidar do clima interno e melhorá-lo. “A adesão tem sido entusiasmada. E as respostas já estão nos ajudando a ajustar nossos programas de acordo com os insights proporcionados pelos colaboradores”, informa Rosé.

Contudo, não basta só ouvir: é preciso agir, respondendo aos anseios das pessoas. E foi nesse contexto que a empresa deu início ao Programa Liderança DNA, produzido em parceria com a HSM e a Singularity University. É um programa potente, com conteúdo customizado, flexível e adaptável para apoiar os gestores a se desenvolver e crescer junto com a companhia. Além disso, todos os anos é realizada a Academia de Liderança Dasa, com vários módulos de treinamento para o fortalecimento de competências.

E a empresa mantém, ainda, a Universidade Dasa, que proporciona conhecimento e novas competências aos colaboradores para que alcancem os objetivos estratégicos da companhia. “Queremos estar presentes no dia a dia dos nossos profissionais, facilitando suas jornadas de desenvolvimento e promovendo mais habilidades”, diz Guimarães. “Isso ficou muito evidente em 2020, primeiro ano da pandemia, quando o número de colaboradores que concluíram os cursos subiu 156% em relação a 2019.”

Continua após a publicidade

Foco no bem-estar

As ações de educação corporativa são acompanhadas por uma série de iniciativas em outras frentes. Por exemplo: a fim de valorizar inovação, empreendedorismo, humanização, modernização, desierarquização e, principalmente, felicidade, a empresa lançou uma área dedicada exclusivamente a olhar para a diversidade e inclusão. Também implementou ações focadas no bem-estar, como o Esquadrão do Encantamento, em que um time de colaboradores contribui para a elevação dos índices de satisfação e cordialidade dos clientes em suas unidades de atendimento.

O Programa Gestar, por sua vez, acompanha de perto a saúde das mães colaboradoras e seus bebês. E o Programa Mais Leve ajuda a realizar mudanças de hábitos alimentares e incentiva a prática de atividade física e consciência corporal.

Além disso, em 2019, surgiu o Dasa Cuida, um programa, voltado a todos os profissionais, que tem o objetivo de oferecer equilíbrio e acolhimento às equipes e suas famílias por meio de um conjunto de ações baseadas em cinco pilares: espiritual (com meditação, ioga e parceria com o Gympass), físico (descontos em exames e vacinas, saúde 360°, entre outras ações), intelectual (com apoio à gestão financeira e questões jurídicas e psicológicas), relacional (descontos em produtos e serviços para datas comemorativas) e emocional (com foco em saúde emocional e psicológica, o canal confidencial de acolhimento psicoterápico Stop e o programa Despertando Vidas). “Com o Dasa Cuida, olhamos para o colaborador da maneira mais integral e personalizada possível. Dessa forma, cumprimos a missão de cuidar de quem cuida”, finaliza Rosé. 

Fontes:

  1. “Tendências de capital humano”. Disponível em: https://pesquisas.lp.deloittecomunicacao.com.br/tendencias-capital-humano
  2. “GPTW certificadas: Dasa”. Disponível em: https://certificadas.gptw.com.br/certificada/dasa
Publicidade