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Dasa Empresas usa tecnologia para entregar mais saúde aos colaboradores

Gestão eficaz da saúde promove mudança positiva na cadeia de cuidado ao reduzir custos e oferecer qualidade de vida para os funcionários de empresas

Por Abril Branded Content
Atualizado em 20 Maio 2022, 13h38 - Publicado em 20 Maio 2022, 11h54

A atuação do RH em prol da saúde dos colaboradores pode – e deve – ir muito além da administração de benefícios como plano de saúde, vale-alimentação e treinamentos. A partir do momento que ela se apoia na tecnologia e no uso inteligente de dados interligados, toda a cadeia de cuidado se transforma.

O foco muda e se transfere para a busca de uma medicina preventiva, preditiva e humanizada, de forma a reduzir custos empresariais, contribuir para a diminuição da inflação do setor e oferecer mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. O impacto positivo inclui o aumento do índice de felicidade no trabalho e de produtividade, além da diminuição do absenteísmo.

Essa é a proposta da Dasa Empresas para o setor, com base em uma nova visão dos serviços de medicina diagnóstica, dos hospitais e da gestão coordenada de cuidados. “Trabalhamos para consolidar um modelo que contribua com a eficiência de custos, a exemplo de outros países, como Inglaterra e Canadá, que têm inflação de serviços médicos mais próxima à inflação do país”, explica Rafael Motta, diretor-geral da Dasa Empresas. “E, na mesma medida, ampliar o acesso de outras companhias a planos de saúde e melhorar a qualidade de vida e a saúde geral do colaborador, com impactos positivos no trabalho.”

Rafael Motta, diretor-geral da Dasa Empresas
Rafael Motta, diretor-geral da Dasa Empresas (Dasa/Divulgação)

Cases de sucesso

Os resultados são expressivos. De um lado, 34% dos profissionais ouvidos em 2020 pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e pela Aliança para a Saúde Populacional (Asap) para a pesquisa Gestão de Saúde Corporativa percebem que a saúde dos colaboradores é considerada apenas como um custo obrigatório e, em 59% das organizações, a sinistralidade está acima de 70%.

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De outro, um dos clientes da Dasa, com carteira com mais de 36 000 vidas, sendo 91% com idade superior a 50 anos, conseguiu reduzir o sinistro mensal em 18%. Ao mesmo tempo, a frequência de internação caiu 25% e o uso de pronto atendimento, 35%.

Outro cliente, que atua no segmento de produtos de higiene e medicamentos, implementou duas soluções da Dasa Empresas. Uma delas, a Gestão de Contumazes, permite acompanhar o beneficiário que usa demasiadamente o plano de saúde para oferecer orientações – 300 colaboradores se enquadravam nessa situação, com uma média de 20 consultas eletivas e 12 passagens no pronto-socorro em um ano. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os parâmetros recomendados são quatro consultas eletivas e uma passagem pelo pronto-socorro no período de um ano.

Outra solução, a Gestão de Senhas, permite monitorar, em tempo real, os pedidos de senhas para procedimentos de alta complexidade, alto custo e internações. Ao oferecer uma segunda opinião médica e redefinição de prestador buscando a melhor alternativa de tratamento, a companhia alcançou 2 milhões de reais de economia no sinistro pago. Somados, os dois serviços permitem melhorar o desempenho do sistema, reduzindo desperdícios e, com isso, permitindo democratizar o acesso.

Plataforma Nav

Outra solução da Dasa – maior rede de saúde integrada do Brasil – que agrega inteligência e conectividade ao setor, a plataforma digital Nav, transforma a maneira como as pessoas lidam com a própria saúde. Nela, os pacientes visualizam todos os resultados de exames realizados, acompanham a evolução clínica de forma unificada e recebem recomendações de cuidado conforme seu perfil. Também fazem agendamentos e realizam consultas via telemedicina.

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“O paciente não apenas agenda consultas, como também interage com os profissionais de saúde, que recebem os exames de rotina, por exemplo, os avaliam e entram em contato para avisar caso seja necessário adotar uma dieta”, explica Ricardo Ramos, partner de gestão médica e tecnologia da Dasa Empresas. Para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, esse cuidado proativo é crucial.

Ricardo Ramos, partner de gestão médica e tecnologia da Dasa Empresas
Ricardo Ramos, partner de gestão médica e tecnologia da Dasa Empresas (DASA/Divulgação)

Esse novo padrão de atendimento é viabilizado pelo uso intensivo de dados integrados, analisados de forma a proporcionar ao paciente uma jornada mais fluida e amigável, e às empresas um melhor retorno sobre o investimento. “Na Dasa, já ultrapassamos o estágio inicial, que consiste em construir data lakes para reunir as informações. Agora, trabalhamos no conceito de interoperabilidade das informações, que permite agir com um grau inédito de agilidade e proatividade”, diz Ramos.

Do ponto de vista das empresas, a análise de dados permite identificar o perfil dos colaboradores, quem são os heavy users, quais as especialidades mais utilizadas e as que carecem de atenção preventiva especial dos gestores, além dos períodos do ano em que o serviço é mais acessado.

Em outras palavras, o uso da tecnologia posiciona a Dasa Empresas como parceira dos setores de recursos humanos, desenvolvendo parcerias estratégicas para gestão sustentável de beneficiários por meio de data-driven, health decisions e apoio de tecnológico.

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Assim, oferece consultoria de serviços, coordenação de saúde, soluções empresariais e a Solução Covid Empresarial, que contempla de triagem da Covid-19 e oferta de vacinas à consultoria para a retomada das atividades. “Atuamos como consultores, capazes de oferecer inteligência ao acesso a todo o ecossistema de saúde desenvolvido pela Dasa”, resume Ricardo Ramos.

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