Continua após publicidade

Dasa Empresas antecipa a campanha 2023 de vacinação contra influenza

A cobertura vacinal dentro das organizações contribui para a prevenção, não apenas dos profissionais como de suas famílias

Por Abril Branded Content
Atualizado em 28 out 2022, 13h08 - Publicado em 26 out 2022, 13h07

Todos os anos, a partir do primeiro trimestre, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais de saúde promovem campanhas de vacinação contra a gripe. É importante que a população participe, porque o vírus Influenza muda rapidamente. Anualmente, em meados de novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga quais novas cepas serão mais proeminentes, tanto no hemisfério norte quanto no sul. “O vírus Influenza tem um alto padrão de mutação, o que altera sua estrutura e gera uma série de subtipos. Por isso, é importante se imunizar todos os anos para ficar protegido”, alerta a dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista e consultora de vacinas da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

Alcançar a cobertura ideal é um desafio: em 2021, o objetivo do governo federal era vacinar pelo menos 90% de 79,7 milhões de indivíduos contra o vírus da influenza, mas o percentual de fato alcançado ficou em 72,1%.1 O dado acende um sinal de alerta; afinal, quanto mais indivíduos imunizados, maior a prevenção. “Muitas pessoas não costumam acreditar nos males causados, mas essa infecção viral aguda afeta o sistema respiratório. Quando não tratada, a doença pode levar até ao óbito, principalmente em idosos, gestantes, menores de 4 anos de idade e imunossuprimidos”, explica a infectologista. 

Nesse contexto, levar a cobertura vacinal para dentro das empresas contribui de forma decisiva para a prevenção, não apenas dos profissionais como de suas famílias. “Em geral, quem circula no ambiente de trabalho está mais propenso a ser contaminado do que as pessoas que permanecem em casa. Com a adoção do modelo híbrido e o retorno parcial às atividades laborais presencialmente, a imunização se torna ainda mais importante. Vacinar os trabalhadores dentro das organizações gera um efeito em cascata de proteção dentro de suas casas”, explica o dr. Alexandre Toscano, diretor médico da Dasa Empresas – gestora de benefícios e soluções de saúde corporativa da Dasa.

Alexandre Toscano, diretor médico da Dasa Empresas -
Alexandre Toscano, diretor médico da Dasa Empresas – (Dasa/Divulgação)

Tendo em vista esse benefício, a Dasa Empresas antecipou a campanha de 2023 da imunização contra a influenza – será disponibilizada a vacina quadrivalente, que protege das quatro cepas principais. “A mobilização das companhias teve início no mês de outubro e a vacinação começará no primeiro trimestre de 2023. É uma forma de ampliar o alcance da campanha e melhorar a capacidade de prevenção”, diz o dr. Toscano.

Foco na saúde

Continua após a publicidade

Para as empresas, as campanhas no ambiente de trabalho melhoram as taxas de retenção de profissionais, além de potencialmente reduzir o absenteísmo e contribuir para um uso mais estratégico dos recursos de saúde disponíveis. Sem contar o foco na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. “A vacinação contra a influenza nas organizações também reduz a carga da doença, e diminui consultas ambulatoriais e possíveis hospitalizações”, argumenta a dra. Maria Isabel.

“O trabalhador percebe que a companhia está cuidando dele e das pessoas com quem ele convive, o que melhora sua relação com o empregador. Além disso, do ponto de vista da cadeia de saúde, vacinar representa um custo 24% menor do que tratar os sintomas da gripe”, reforça o diretor médico.

O suporte da Dasa tem sido fundamental nessa frente. O comitê de infectologia da empresa conta com mais de 50 especialistas, que dão suporte técnico e científico à rede. Além disso, a Dasa faz um monitoramento e acompanha de perto os picos da doença no Brasil.

Em 2021, por exemplo, a empresa identificou um aumento significativo de casos positivos de influenza A, resultado da circulação do vírus nos dois anos anteriores, além da baixa adesão à vacina da gripe. Em resposta, a companhia reforçou suas campanhas de alerta sobre a doença.

Gestão integral

Continua após a publicidade

Ao levar essa proposta para o ambiente corporativo, a Dasa Empresas compartilha a credibilidade e expertise da companhia em toda a jornada do cuidado, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios, vacinas, medicina ocupacional e crônicos no mesmo ecossistema, com operação própria.

Os clientes contam, ainda, com equipe médica corporativa às discussões clínicas intra-hospitalares, inteligência artificial aplicada à gestão da saúde, plataforma digital de saúde própria (Nav), com atendimento médico na primeira chamada e informações disponíveis em tempo real.

A Dasa é, ainda, a empresa privada que mais vacina no Brasil, com mais de 145 unidades de vacinação em diversos estados brasileiros, com atendimento móvel e a modalidade in company.

“Nossos clientes contam com um trabalho consistente na gestão de saúde. As campanhas de vacinação são desenvolvidas com base em dados e nas melhores práticas do setor”, detalha o dr. Toscano. “Atuando dessa maneira, fortalecemos o nosso propósito de atuar com foco na saúde, e não na doença, de forma acessível, democrática, eficiente e personalizada para o paciente e sustentável para todos os players do setor de saúde.”

Fontes:

  1. Por que se vacinar contra a gripe todo ano. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/agencia-brasil-explica-por-que-se-vacinar-contra-gripe-todo-ano.
Publicidade