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Concessão e gestão de crédito são estratégicas para todo o mercado

Para empresas de todos os portes e setores, definir o crédito adequado é um desafio que pode ser superado com o apoio das soluções da Serasa Experian

Por Abril Branded Content
26 Maio 2023, 11h57

Conceder crédito, seja por meio de um empréstimo, linha de crédito ou venda a prazo, é uma prática fundamental para todo tipo de negócio ao redor do mundo. Das pequenas lojas de bairro que aceitam fiado de clientes antigos e conhecidos às gigantes do setor financeiro, avaliar o perfil dos clientes a fim de entender quando disponibilizar acesso a linhas de crédito ou pagamentos a prazo representa um diferencial competitivo que pode alavancar os negócios, ou mesmo colocá-los em risco.

O momento macroeconômico também entra nesse cálculo. E o cenário atual é especialmente desafiador. A inflação no Brasil ficou em 10,1% em 2021 e em 5,8% em 2022 – sem o corte de impostos sustentado no período, teria alcançado 8,5%. Para 2023, há sinais de recuperação: a taxa de desocupação no mercado de trabalho está em 7,8%, a menor desde 2015; o nível de renda experimenta pequena recuperação; e o varejo fechou 2022 com alta de 0,9% e deve crescer mais 1% neste ano.

Ainda assim, a taxa básica de juros brasileira deve permanecer elevada por mais um bom tempo, enquanto a desaceleração da economia global impacta as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que, na expectativa atual, será de apenas 1% neste ano e 0,5% no próximo. Como resultado do momento, hoje, no Brasil, há 70 milhões de pessoas negativadas, um recorde histórico.

“Mesmo diante desse cenário desafiador, as empresas precisam continuar vendendo. O importante é garantir que as condições sejam adequadas às necessidades do consumidor, de forma que ele possa honrar seus compromissos, tanto quanto as organizações precisam continuar comprando umas das outras”, avalia Pedro Braga, diretor de decision analytics da Serasa Experian.

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Ação proativa e preventiva

O caminho para alcançar a melhor gestão da carteira, potencializando a receita, reduzindo riscos e apoiando a jornada de crédito, passa por soluções automatizadas, capazes de atuar nas dores de cada etapa do ciclo de crédito: prospecção, aquisição, gestão de carteira e cobrança.

“A Serasa Experian apoia seus clientes, de todos os portes e perfis de atuação, em toda a jornada de crédito, com soluções que trazem agilidade e precisão à avaliação de empresas e consumidores, um diferencial que, quando se trata de conquistar novos clientes, pode fazer toda a diferença na saúde financeira de quem compra e de quem vende”, explica Braga.

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A avaliação automatizada, baseada em motores de decisão, reduz custos, é mais precisa – e também mais segura, ele lembra. “A Serasa Experian se caracteriza por apresentar um ecossistema de soluções que cobrem todas as necessidades relacionadas à avaliação de crédito, robustas e ajustáveis às demandas específicas de cada empresa, utilizando a maior base de dados do mercado e somando ao ecossistema capacidades de autenticação e antifraude, essenciais num cenário de aumento global das tentativas de ações maliciosas.”

Com base em dados e plataformas digitais assertivas e acessíveis financeiramente, a Serasa Experian proporciona a maior acuracidade possível na concessão de crédito e na gestão adequada da carteira de clientes, aumentando a eficiência operacional.

“A capacidade de avaliar em tempo real as informações necessárias para a tomada de decisões permite, ainda, que seus clientes possam ajustar suas estratégias rapidamente, sempre que necessário”, reforça o diretor de decision analytics. “Auxiliamos recomendando as melhores soluções para cada caso e orientando de forma proativa e preventiva.”

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