Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como vai estar seu salário em 2016; veja o guia

Pesquisa exclusiva da consultoria de recrutamento Rober Half mostra quais são os salários mais altos e o panorama do mercado de trabalho em 2016

Por Por Elisa Tozzi Atualizado em 17 dez 2019, 15h26 - Publicado em 17 nov 2015, 07h00

SÃO PAULO – Em 2016, os salários estarão, em sua maioria, estáveis. Os ajustes de remuneração giram em torno de 10% – bem próximo à inflação, que deve fechar o ano em 9,9%, segundo o último relatório Focus, do Banco Central, divulgado em novembro. Embora não seja um ano de grandes ganhos, há boas oportunidades para as oito áreas mapeadas pela Robert Half, consultoria de recrutamento com sede em São Paulo, em seu guia salarial, uma pesquisa que revela a remuneração de 196 cargos, divulgada com exclusividade pela VOCÊ S/A. “É um momento de ajustes, mas os profissionais competentes e que se mantém atualizados sempre são procurados”, diz Fernando Mantovani, diretor da Robert Half. O importante, nesse período de recessão econômica, é não descuidar da formação e colocar a mão na massa, pois as empresas (e as pessoas) precisam fazer muito mais com muito menos – em todos os setores. “A requalificação da mão de obra é intensa para atender à modernização da economia e às exigências das empresas”, diz Anderson Sant’Anna, professor da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais.

Manter o passe valorizado é importante, mas é preciso ter em mente que o aumento de habilidades e conhecimento não será, necessariamente, seguido de altas recompensas financeiras. Na hora de uma entrevista de emprego, por exemplo, é necessário saber que, talvez, você tenha que dar um passo para trás e aceitar uma vaga que pague 10% a menos em comparação com seu antigo salário. Mas quem tiver paciência pode colher os frutos no futuro. “A crise é para provar o seu potencial e mostrar para a empresa que você vale muito”, diz Adriana Cambiaghi, diretora associada da Robert Half. O importante, nesse momento, é se manter empregado. E mostrar todo o seu valor. A seguir, você acessa na íntegra as tabelas salariais desenvolvidas pela Robert Half – é só clicar em cada um dos setores. 

Como estarão os salários em oito áreas no ano que vem: 

Engenharia 

Finanças 

Continua após a publicidade

Jurídico 

Mercado financeiro

Recursos humanos

Seguros

Tecnologia

Vendas e Marketing

Continua após a publicidade
Publicidade