Inverno: Assine Digital Completo por 1,99

Como Cecilia Dale se tornou a dona do Natal dos shoppings brasileiros

Empresária usou sua experiência como artesã de miniaturas para construir as grandes peças que enfeitam os principais centros de compras do país

Por Por Vanessa Vieira
Atualizado em 17 dez 2019, 15h25 - Publicado em 10 dez 2015, 07h30

SÃO PAULO — Na edição de dezembro de VOCÊ S/A, que chegou às bancas nesta semana, você acompanha os bastidores da maratona de Natal vivida pela empresária e decoradora paulistana Cecilia Dale, de 68 anos, que, neste ano, encara o maior desafio de sua carreira – preparar 27 shoppings de todo o Brasil para a principal festividade do ano, um recorde mesmo para alguém com sua experiência. 

Para quem se surpreende com esses números num ano de crise, ela explica: “Como hoje os shoppings têm um mix de lojas muito parecido, a decoração natalina é o diferencial para atrair os consumidores na época em que o comércio mais vende”. Como todas as decorações são inauguradas simultaneamente em novembro, Cecilia inicia esse trabalho ainda em março. “Depois disso, nem aceito encomendas”. 

Tudo começa com a criação de um enredo para cada estabelecimento. “Cada decoração conta uma história”. A partir daí, a empresária desenvolve peças personalizadas para cada enredo. Tudo é produzido num galpão de 18 000 metros quadrados, por uma equipe de 350 colaboradores – entre produtores, pintores, marceneiros, eletricistas e técnicos em mecatrônica. (Leia a íntegra desta reportagem na edição 210 de VOCÊ S/A, publicada em dezembro de 2015)

O que pouca gente sabe é que Cecilia iniciou sua trajetória na área de decoração como artesã, nos anos 80, desenvolvendo peças revendidas em lojas do ramo. O primeiro convite para uma decoração natalina de grande porte surgiu com a inauguração do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, em 1999.  “Eu nunca havia feito algo nessas proporções, mas topei o desafio”, diz. 

Continua após a publicidade

Olhando para trás, a empresária atribui justamente ao seu trabalho minucioso como artesã, acostumada a trabalhar com peças pequenas, o grande diferencial de suas decorações. “Aprendi a trabalhar em escala, levando todos os detalhes das miniaturas para o tamanho grande”, diz. Hoje a decoradora cobra entre 400 000 e 1,5 milhão de reais por projeto de Natal e tem 20 lojas espalhadas pelo Brasil. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.