Como Cecilia Dale se tornou a dona do Natal dos shoppings brasileiros
Empresária usou sua experiência como artesã de miniaturas para construir as grandes peças que enfeitam os principais centros de compras do país
SÃO PAULO — Na edição de dezembro de VOCÊ S/A, que chegou às bancas nesta semana, você acompanha os bastidores da maratona de Natal vivida pela empresária e decoradora paulistana Cecilia Dale, de 68 anos, que, neste ano, encara o maior desafio de sua carreira – preparar 27 shoppings de todo o Brasil para a principal festividade do ano, um recorde mesmo para alguém com sua experiência.
Para quem se surpreende com esses números num ano de crise, ela explica: “Como hoje os shoppings têm um mix de lojas muito parecido, a decoração natalina é o diferencial para atrair os consumidores na época em que o comércio mais vende”. Como todas as decorações são inauguradas simultaneamente em novembro, Cecilia inicia esse trabalho ainda em março. “Depois disso, nem aceito encomendas”.
Tudo começa com a criação de um enredo para cada estabelecimento. “Cada decoração conta uma história”. A partir daí, a empresária desenvolve peças personalizadas para cada enredo. Tudo é produzido num galpão de 18 000 metros quadrados, por uma equipe de 350 colaboradores – entre produtores, pintores, marceneiros, eletricistas e técnicos em mecatrônica. (Leia a íntegra desta reportagem na edição 210 de VOCÊ S/A, publicada em dezembro de 2015)
O que pouca gente sabe é que Cecilia iniciou sua trajetória na área de decoração como artesã, nos anos 80, desenvolvendo peças revendidas em lojas do ramo. O primeiro convite para uma decoração natalina de grande porte surgiu com a inauguração do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, em 1999. “Eu nunca havia feito algo nessas proporções, mas topei o desafio”, diz.
Olhando para trás, a empresária atribui justamente ao seu trabalho minucioso como artesã, acostumada a trabalhar com peças pequenas, o grande diferencial de suas decorações. “Aprendi a trabalhar em escala, levando todos os detalhes das miniaturas para o tamanho grande”, diz. Hoje a decoradora cobra entre 400 000 e 1,5 milhão de reais por projeto de Natal e tem 20 lojas espalhadas pelo Brasil.