Busca por novos mercados incentiva exportações
A crise interna e o dólar alto tornam os produtos brasileiros mais competitivos no mercado externo
Entre as empresas brasileiras que comemoram resultados apesar da crise estão as que apostam nas exportações. Enquanto em 2014 a balança comercial registrou déficit de 4 bilhões de reais, para este ano, a previsão é de superávit de 50 bilhões.
O incentivo às exportações vem da necessidade de buscar novos mercados, frente à crise interna, e do dólar alto, que torna os produtos brasileiros mais competitivos no mercado externo. O brasileiro Gilberto Lima Junior, vice-presidente da Câmara Americana de Comércio (Amcham-DF) e recém-nomeado alto representante para a América Latina e Caribe dentro da União dos Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, terá a missão de aproveitar esse momento favorável para promover a exportação pelo país.
O mercado de trabalho agradece, já que, segundo o Ministério do Desenvolvimento, a cada 1 bilhão de dólares em exportações, são gerados 50 000 empregos no Brasil.
Esta nota foi publicada originalmente na edição 216 da revista Você S/A com o título “Saldo positivo” e pode conter informações desatualizadas
Você S/A | Edição 216 | Julho de 2016
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