Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Autonomia e rápido crescimento marcam a gestão da startup Betterfly

Empresa incentiva qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores, liderança horizontal e comunicação entre as squads

Por Abril Branded Content Atualizado em 6 jun 2022, 10h28 - Publicado em 6 jun 2022, 15h00

A busca por um trabalho, atualmente, vai muito além de apenas um bom salário. Mais bem informadas e exigentes, as pessoas procuram empresas que forneçam uma boa experiência em todas as etapas de sua jornada. A pesquisa The Work Trend Index, feita pela Microsoft, mostra que entre os principais aspectos considerados como muito importantes pelos funcionários estão cultura positiva (46%); benefícios de saúde mental e bem-estar (42%); senso de propósito e significado (40%); e horário de trabalho flexível (38%). Em sintonia com essas demandas, a Betterfly, startup de tecnologia de seguros, vem trabalhando nesses pilares para atrair e reter talentos. 

A primeira estratégia, nesse sentido, é a possibilidade de atuar em um negócio com crescimento acelerado, pautado pela inovação, e com a chance de contribuir de perto com a estruturação de projetos. A empresa começou sua expansão no Brasil em 2021 depois de receber um aporte de US$ 60 milhões e, em 2022, se tornou o primeiro unicórnio social da América Latina ao arrecadar US$ 125 milhões em outra rodada de financiamento. Nesse sentido, um dos pilares da cultura empresarial é a autonomia dada ao time e o incentivo para que todos se sintam e ajam como donos do negócio. 

Logo na primeira semana de cada Betterflyer, como é chamado o colaborador por lá, as pessoas recebem acesso ao app corporativo e passam a fazer parte da transformação e do crescimento do negócio. Uma das ações é inserir o profissional em um dos squads para que ele atue com protagonismo e encontre maneiras de desdobrar em ideias os sete pilares de cultura que traduzem o propósito da Betterfly. 

Sete pilares da Betterfly

Mas qual a importância dos pilares de cultura? A construção de algo novo depende muito dos valores e objetivos de uma marca. Diante deste cenário, a Betterfly traduziu em seus sete pilares alguns dos princípios mais significativos para o desenvolvimento da companhia.

  1. Uma melhor versão de você faz um mundo melhor.
  2. Aja como dono.
  3. Aja com propósito.
  4. Sonhe grande e arrisque.
  5. Tenha um viés de ação.
  6. Mostre paixão e garra.
  7. Acenda as luzes.

Lideranças colaborativas

Continua após a publicidade

A aposta é oferecer uma gestão horizontal, modelo no qual as decisões são tomadas em colaboração e não apenas pelas lideranças. Para isso, as informações, como números bons e o que precisam melhorar, desafios e planos, são divididos com o time, uma vez ao mês, durante o Town Hall. A ideia é que todos se sintam parte da construção da empresa. “A Betterfly tem o propósito de melhorar, proteger e transformar a vida das pessoas, inspirando para que possam se converter na melhor versão de si mesmas”, afirma Caio Ribeiro, country manager no Brasil.

A melhor versão de cada um

Outro compromisso da Betterfly é o bem-estar da equipe. É comum que uma vez ao mês os times participem de ações de bem-estar e voluntariado. Além das atividades coletivas, a empresa foca nas melhorias constantes no pacote de benefícios e promove celebrações em datas comemorativas. 

No Dia das Mães, por exemplo, a empresa realizou uma roda de conversa com as profissionais que têm filhos para que elas pudessem dividir os desafios da maternidade no mercado de trabalho, além de ajudar na criação de uma rede de apoio. 

“Uma das participantes, que está no final da primeira gestação, foi contratada já grávida e foi emocionante vê-la sair do papo dizendo que se sentia mais segura, pois sabia que voltaria após a sua licença e seria recebida com o cuidado, o respeito e a responsabilidade que ela e qualquer outra mãe merece”, diz Mayra Peretto, gerente de cultura e bem-estar da Betterfly no Brasil. “Se queremos construir um mundo melhor, precisamos garantir o solo fértil na empresa para que as pessoas consigam ser sua melhor versão também”, completa. 

Propósito claro

Incentivar e oferecer ferramentas para manter a qualidade de vida. Essa é a proposta da Betterfly. A empresa conta com uma plataforma de benefícios digitais que recompensa hábitos saudáveis com um seguro de vida ou a opção de doar para instituições sociais. Na parte social, são mais de 49 mil litros de água potável levados a regiões com dificuldades de acesso, cerca de US$ 1 milhão em doações para diferentes ONGs e causas sociais, 300 mil árvores plantadas e em torno de 3 milhões de refeições doadas para crianças carentes em toda a América Latina.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Tempo é dinheiro. Informação, também. Assine VC S/A e continue lendo.

Impressa + Digital

Plano completo de VC S/A. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Análises completas sobre o mercado financeiro.

Cobertura diária do fechamento do mercado.

Receba mensalmente a VC S/A impressa mais acesso imediato às edições digitais no App VC S/A, para celular e tablet.


a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Análises completas sobre o mercado financeiro e cobertura diária do fechamento do mercado.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)