Oferta Relâmpago: Revista Impressa por R$ 9,90/mês e ganhe descontos e cashback.

Apesar de crise, ainda há oportunidades de carreira para engenheiros

Há vagas para especialistas em logística e vendas técnicas, áreas que otimizam custos e trazem negócios.

Por Por Elisa Tozzi 18 out 2016, 11h05 | Atualizado em 17 dez 2024, 11h44

Quais são as posição mais demandadas pelo mercado? Quais competências ajudam os profissionais a manter o passe valorizado? Um levantamento feito com base no Guia Salarial 2017 da consultoria Robert Half e divulgado com exclusividade na VOCÊ S/A, mostra que, embora os salários não tenham tido grandes reajustes, as empresas precisam de pessoas que estão dispostas a colocar a mão na massa e usar a crise como um momento para aprender mais e assumir novas responsabilidades.  A seguir, você confere o sexto dos oito setores avaliados com carreiras em alta

6. Engenharia

Busca por resultados

Embora a construção civil e o setor de infraestrutura, responsáveis por absorver muitos engenheiros, estejam em crise, há outras oportunidades interessantes para esses profissionais. O agronegócio é uma delas. A área, que teve um crescimento de 1,76% no PIB no primeiro semestre de 2016, continua contratando engenheiros, principalmente para atuar com soja, milho, açúcar e algodão. “Há vagas para toda a cadeia, desde o engenheiro agrônomo que cuida da plantação, passando pelo engenheiro especializado em vendas que negocia a commodity, até o profissional que faz negociações portuárias com objetivo de exportar”, diz Isis Borge, consultora da Robert Half. 

Leia mais

Continua após a publicidade

Solução de conflitos é a responsável pela ascensão na carreira jurídica

Crescem as oportunidades nas áreas de vendas e marketing

Inovações elevam as vantagens de fazer carreira no mercado financeiro

Por ter uma atuação importante na otimização de custos, a área de logística continua aquecida desde o ano passado. Só que o perfil do profissional desse setor está mudando. Agora é preciso estar alinhado às novas tecnologias (entender profundamente de sistemas e Excel conta pontos), possuir um bom nível de inglês (há mais vagas em multinacionais com estruturas matriciais) e ter um olhar estrategista (os recrutadores buscam quem entenda o todo e atue como parceiro de negócio). “Ainda existem lacunas de tecnologia na logística, então profissionais que têm esse conhecimento saem na frente”, diz Carolina Cabral, consultora da Robert Half. Com o mesmo objetivo de controle de custos, a área de melhoria contínua é outra que está em alta.

Continua após a publicidade

Além disso, há demanda em vendas técnicas. Como fechar negócios está difícil, é necessário ter conhecimento do produto e disposição para encontrar novos clientes. “Tem que estar disposto a passar 80% do tempo do trabalho na rua, visitando clientes. Por isso, ter disposição para viagens constantes é fundamental”, afirma Isis. 

Competências essenciais

• Boa comunicação

Continua após a publicidade

• Habilidade de relacionamento entre áreas

• Flexibilidade

Onde há vagas

• Agronegócios

Continua após a publicidade

• Alimentos

• Bens de consumo – destaque para setor de cosméticos  

• Tecnologia 

• Indústria química 

• Bens de capital 

Continua após a publicidade

• Equipamentos médicos

 

Salários em alta

Gerente de planejamento

• Empresas P/M*= alta 18,6%

   2016: de 8 000 a 13 500 reais

   2017: de 10 000 a 15 500 reais

• Empresas G*= alta de 3,8%

   2016: de 9 500 a 17 000

   2017: de 10 000 a 17 500

Analista de logística

• Empresas P/M*= alta de 8,7%

   2016: de 4 500 a 7 000 reais

   2017: de 4 500 a 8 000 reais

• Empresas G* = alta de 11,1%

   2016: de 4 500 a 9 000 reais

   2017: de 5 000 a 10 000 reais

Gerente de vendas técnicas 

• Empresas P/M* = alta de 2,4%

   2016: de 14 000 a 27 000 reais

   2017: de 15 000 a 27 000 reais

• Empresas G*= alta de 2,2%

   2016: de 16 000 a 30 000 reais

   2017: de 17 000 a 30 500 reais

*Divisão baseada em faturamento:

– P/M: até 500 milhões de reais; 

– G: acima de 500 milhões de reais

Esta matéria foi publicada originalmente na reportagem de capa edição 218 da revista Você S/A

Você S/A | Edição 218 | Setembro de 2016 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

10 grandes marcas em uma única assinatura digital