Continua após publicidade

A transformação de uma empresa vem de todos os lados

Com esforço coletivo, a Transformação Organizacional promove uma nova rotina corporativa apoiada em projetos

Por Abril Branded Content
20 dez 2021, 17h00

Uma lição que fica da crise iniciada em março de 2020 é que não existe, no mundo corporativo, um único “novo normal”. Os cenários e as rotinas mudam constantemente, com graus diferentes de velocidade. Acompanhar – ou, de preferência, liderar – as mudanças é o segredo para o sucesso de cada organização, de qualquer porte, localização ou setor econômico.

Mas como uma empresa pode estar sempre preparada para mudanças? Parte da resposta está em adotar o conceito de “transformação organizacional”, que é diferente de “mudança organizacional”. Quando visa à mudança, a organização está mais focada no processo. Quando trabalha tendo a transformação no horizonte, engloba o processo de passagem de um estado para outro de forma fluida e constante.

O gerenciamento de projetos é a ferramenta capaz de preparar a empresa para os mais diferentes cenários, sem perder a motivação das equipes – afinal, a transformação vem de todos os lados e não é uma responsabilidade exclusiva de um líder ou um único time.

As pessoas nem sempre percebem, mas essa é uma prática que faz parte da rotina das pessoas, desde o planejamento das férias até a preparação de uma apresentação escolar. Dentro das empresas, o gerente de projetos pode transitar pelas mais variadas áreas. Seu papel é estratégico. Esse profissional valioso pode ser formado. É essa a proposta do Project Management Institute (PMI).

“A gestão de projetos está presente no nosso dia a dia; no entanto, muitos podem não conhecer por esse nome. É uma carreira que ganhou visibilidade nos últimos anos e que atualmente atrai muitas pessoas, pois as empresas estão compreendendo a importância de ter um gestor de projetos nas suas equipes”, explica Ricardo Triana, diretor-geral do PMI para a América Latina. “Esse profissional é responsável por todas as etapas de um projeto, desde o planejamento até a avaliação de riscos e definição de metas.”

Ricardo Triana, diretor-geral do PMI (Project Management Institute) para o Brasil e a América Latina (1)
(Ketchum/Divulgação)

O cenário demográfico global favorece a procura por esses profissionais, segundo Triana. “Como resultado do crescimento econômico e do aumento da projeção, a demanda por gerentes de projetos deverá disparar no próximo ano e ao longo da próxima década.”

Continua após a publicidade

De fato, o estudo Talent Gap, desenvolvido pelo PMI, apontou que, até 2030, as vagas de gerentes de projetos no Brasil devem crescer 5,7%, de 1 903 790, em 2019, para 2 013 174 em 2030. “Portanto, podemos dizer que essa é uma profissão do futuro, visto que a demanda por gerentes de projetos deve aumentar em todo o mundo”, afirma o diretor-geral.

De acordo com o relatório de 2021 do Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs, and Global Implications, também do PMI, a economia global precisará de um total de 25 milhões de novos profissionais de projetos até 2030. Para preencher essa lacuna, 2,3 milhões de pessoas deverão ingressar em empregos orientados pelo gerenciamento de projetos todos os anos – e isso apenas para acompanhar a demanda.

Agentes de mudança

O PMI é uma organização sem fins lucrativos com um propósito e está presente em quase todos os países do mundo para capacitar as pessoas a transformar ideias em realidade. Por meio de advocacy global, networking, colaboração, pesquisa e educação, prepara organizações e indivíduos para trabalharem de maneira mais inteligente, de forma que possam ter sucesso em um mundo de mudanças.

A série de cursos de treinamento de Transformação Organizacional (OT), em especial, visa educar essas populações, permitindo que as companhias aproveitem esse profissional e confiem em seu talento para se transformar internamente. Afinal, estimular a transformação em toda a organização pode garantir que o esforço reflita a empatia adequada para os valores da empresa e resulte em uma resposta mais rápida.

Ao completar a série de Transformação Organizacional, os profissionais podem ser capacitados como agentes de mudança com habilidades e capacidades para ajudar a impulsionar a transformação de sua companhia e aprender as melhores práticas para esforços de transformação, permitindo-lhes liderar de uma forma mais eficaz e eficiente.

Continua após a publicidade

“A transformação organizacional requer habilidades baseadas em projetos para ajudar as empresas a transformar ideias em realidade, e o gerente de projetos pode nos auxiliar no cenário em que vivemos e preparar equipes para estarem prontas para o futuro”, resume Triana.

Cinco opções

Conheça os cursos que o PMI disponibiliza, de forma gratuita e online, para quem busca essa especialização e destaque no mercado de trabalho.

  1. Kickoff: um recurso gratuito em português para quem deseja aprender rapidamente os fundamentos de um gerenciamento de projetos estratégico e eficaz, com resultados tangíveis para qualquer projeto em qualquer setor. Após a conclusão, os participantes recebem como certificado uma medalha digital, que pode ser compartilhada em seus perfis de redes sociais.

Para saber mais sobre o Kickoff, clique aqui.

  1. Noções básicas de Disciplined Agile (DA): em português, o kit de ferramentas Disciplined Agile fornece orientação direta para ajudar as organizações a otimizar seus processos de uma maneira sensível ao contexto, fornecendo uma base sólida para agilidade de negócios.
  2. Project Management for Beginners: esse curso introdutório de gerenciamento de projetos para iniciantes, disponível em inglês, fornece o conhecimento básico necessário para ingressar em uma equipe de projetos ou dar o primeiro passo no caminho de uma carreira em gerenciamento de projetos.
  3. Business Continuity: disponível em inglês, o curso tem o objetivo de ajudar os profissionais e suas organizações a se adaptar, em tempo real, para garantir que as equipes remotas estejam engajadas e a colaboração virtual seja produtiva.
  4. Free Introduction: Basics of Disciplined Agile™: nessa introdução rápida, em inglês, são apresentadas as noções básicas do Disciplined Agile e como ele pode ajudar o profissional, sua equipe e sua organização. Portanto, o treinamento ajuda as empresas a aplicar o DA na prática e ensina estratégias complementares para otimizar a eficácia da abordagem escolhida.

Além disso, como parte da família PMI, o site interativo ProjectManagement.com cria comunidades globais online que oferecem mais recursos, ferramentas melhores, redes maiores e perspectivas mais amplas. Para saber mais, acesse www.pmi.org, www.projectmanagement.com, www.facebook.com/PMInstitute e @PMInstitute no Twitter.

Publicidade