10 coisas que você precisa saber se quiser trabalhar no Itaú

Saiba como é o dia a dia em um dos maiores bancos do planeta

>> Esta matéria foi publicada originalmente na edição 211 da revista Você S/A, em Fevereiro de 2016 e pode conter informações desatualizadas

Um dos maiores bancos do planeta, com 91 437 colaboradores e 59 milhões de clientes no mundo, o Itaú-Unibanco perdeu o posto de primeiro lugar em receitas de banco de investimento na América Latina para o Bank of America, de acordo com o levantamento da Dealogic, especialista em rankings financeiros. Isso, no entanto, não abala seu ritmo de crescimento. No ano passado, a instituição registrou aumento de 10% no seu faturamento em relação ao mesmo período em 2014. Embora sem previsões de contratações nos próximos meses, o Itaú segue atraindo candidatos que esperam uma boa oportunidade de trabalho e crescimento profissional. Saiba como é a rotina dos empregados do banco brasileiro com maior presença no exterior. 

1. De olho no cliente final 

Desde a fusão com o Unibanco em 2008, a empresa busca reajustar a cultura.  Agora, não importa o nível e área de atuação, esperam-se funcionários que coloquem o consumidor em primeiro lugar. Pessoas que consigam avaliar o impacto de suas ações diárias na vida do cliente são as mais procuradas pela empresa. 

2. Tecnologia para crescer

Um dos grandes objetivos do banco é se tornar mais inovador. Para isso, a área de tecnologia se integra mais aos negócios e se torna estratégica. Há desde o desenvolvimento de aplicativos para acesso à conta via celular até o incentivo a empreendedores com a criação do Cubo, escritório compartilhado para startups em São Paulo.  

3. Sem puxar o tapete 

A empresa procura profissionais mais competitivos, que gostam de ter metas altas e de mostrar trabalho. Só assim é possível ser notado lá dentro. Pessoas com vontade de se desenvolver e que gostam de propor ideias são bem-vindas. Mas não há espaço para a competição a todo custo. 

5. Estágios no exterior 

O banco tem unidades em 19 países nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia. No entanto, as chances de expatriação não são muito frequentes. É mais fácil fazer intercâmbios curtos em outros países.

6. Crescimento lateral

Como regra, toda vaga aberta na empresa tem de ficar ao menos 10 dias disponível para os funcionários antes de sair no mercado. Movimentações entre áreas são incentivadas e essa é a forma mais comum de fazer carreira lá dentro.

7. Nada de carteirada

A direção e a área de recursos humanos estão trabalhando para diminuir o peso da hierarquia nas relações do dia a dia: todos os funcionários devem ter espaço para falar e expor suas ideias e os líderes são treinados para lidar bem com isso.

8. Carreira longa

Quem quer uma carreira veloz pode se frustrar: o crescimento no banco não é feito aos saltos. Por isso, é mais feliz quem não se importa de fazer uma carreira de longo prazo. O tamanho da instituição também faz com que vagas abertas em nível sênior sejam mais raras.

9. Visão de time

Antes, o Itaú-Unibanco procurava profissionais de alto nível técnico. Agora, eles preferem pessoas que gostem de trabalhar em equipe e que consigam desenvolver times. Por isso, demonstrar boa capacidade de comunicação é um dos pontos essenciais para quem quer entrar lá.

10. Foco na ética 

A ética é vista como um dos pilares dentro do banco. Inclusive, nas entrevistas de emprego, os candidatos devem conseguir mostrar exemplos de situações de teor ético por que passaram e como reagiram. 

Palavra da empresa

“Somos uma instituição prestadora de serviço, fundamentalmente baseada em servir pessoas. Gente é tudo para gente, precisamos de pessoas que saibam trabalhar em equipe, que sejam gente boa e que queiram melhorar todo dia sua qualificação”.

Marcelo Orticelli, diretor de RH do Itaú.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: