Continua após publicidade

Saiba o verdadeiro número de investidores de ações no Brasil

Existem 2,67 milhões de investidores, menos que os 3,2 milhões anunciados. A culpa é da 'clonagem' de pessoas na matemática da B3.

Por Tássia Kastner
Atualizado em 18 jan 2021, 16h07 - Publicado em 8 jan 2021, 00h00

Quantos são os brasileiros que investem em ações? Desde que a bolsa anunciou a marca de 1 milhão de pessoas, lá em maio de 2019, sabia-se que a conta não era bem essa. A B3 sempre informou o número de investidores com contas abertas por corretora.

Se você tivesse comprado ações da Petrobras pela XP e da Vale pelo BTG Pactual, seria um investidor-clone: contaria duas vezes. Nessa toada, a B3 disse ter atingido 3 milhões de investidores de ações em setembro e fechado 2020 com 3,26 milhões deles. Não é bem assim.

Na verdade, existem 2,67 milhões. Grosso modo, significa dizer que 450 mil pessoas tinham conta em mais de uma corretora. Mas certamente é um pouco menos, já que alguns investidores inquietos têm conta em três ou mais instituições diferentes.

Agora a B3 divulgou o dado sem a duplicidade. A barreira dos 3 milhões ainda está longe. Mas isso é o de menos, porque o crescimento usando esse critério, bem mais exato, é igualmente expressivo: 90% em 12 meses. Uma cortesia da Selic a 2% ao ano.

-
(Tiago Araujo/VOCÊ S/A)
Publicidade