Os primeiros sinais de demência podem aparecer em suas finanças
O mal de Alzheimer pode se manifestar de várias formas. Às vezes, seus primeiros sinais surgem na forma de um descuido financeiro.

Arquivos financeiros em desordem. Pagamentos atrasados e avisos de corte de serviço de última hora. Vários saques bancários diários. Compras fora do comum.
Quando um membro da família que foi bastante responsável com dinheiro durante toda a vida se torna descuidado com suas finanças, pode ser um sinal de demência ainda não diagnosticada.
Pesquisadores do Federal Reserve de Nova York que analisaram os relatórios de crédito dos EUA e dados do Medicare descobriram que nos cinco anos anteriores ao diagnóstico de demência, as pontuações médias de crédito de uma pessoa podem começar a enfraquecer e suas inadimplências de pagamento aumentam.
“Os efeitos financeiros prejudiciais de distúrbios de memória não diagnosticados exacerbam a pressão financeira já substancial que as famílias enfrentam após o diagnóstico”, escreveram os pesquisadores. “Além da suscetibilidade à inadimplência de pagamento, o estágio inicial [doença de Alzheimer e distúrbios relacionados] pode afetar novas aberturas de contas e acúmulo de dívidas, utilização de crédito e/ou mix de crédito.”
Suas descobertas ecoam os resultados de um estudo de 2020 da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.
Embora existam poucas ferramentas financeiras específicas para demência para reduzir as chances de alguém desperdiçar seu próprio dinheiro arduamente ganho, há medidas que você pode tomar para tornar mais fácil assumir o controle sobre as finanças de outra pessoa quando ela fica incapacitada.
Como a demência pode piorar com o tempo e como alguém nos estágios iniciais pode não reconhecer que é mais vulnerável a erros financeiros e golpes, o Instituto Nacional do Envelhecimento dos EUA recomenda que a família tome medidas desde o início para aliviar essas preocupações, como configurar pagamentos automáticos de contas para a pessoa com demência. É claro que nenhuma quantidade de planejamento financeiro avançado pode aliviar a tristeza de ver um ente querido com demência declinar.