Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Cadastro positivo faz um ano e segue incompleto

As contas de luz e telefone, que devem ajudar na concessão de crédito para quem paga tudo à vista, ainda não estão na base de dados.

Por Tássia Kastner Atualizado em 27 nov 2020, 12h06 - Publicado em 27 nov 2020, 12h00

Faz 12 meses já que os bancos avisam a Serasa (e os outros birôs de crédito, como SPC, Boa Vista e Quod) não só das contas que você atrasa, mas de todas que você pagou em dia. Vai de cheque especial e cartão de crédito a carnê da loja.

Isso é o cadastro positivo, que tenta mapear quem está com as contas em dia, para facilitar a concessão de crédito a bons pagadores. Essa previsão é feita pelo score de crédito, uma nota que vai de zero, para a possibilidade absoluta de calote, a mil, para quem paga seus boletos até em caso de apocalipse.

O que ainda não chega aos birôs são as contas de luz, telefone e internet. Ficou para 2021 – mais de um ano de atraso.
Esses boletos básicos ajudariam a dar crédito para quem paga tudo à vista, em dinheiro, e sem atraso. As outras promessas eram reduzir juros e a taxa de inadimplência do país.

Mas os juros caíram à mínima histórica de 2% ao ano por causa da profunda recessão econômica do país, e a inadimplência está na mínima histórica. Isso também não tem nada a ver com o cadastro positivo. É que os bancos fizeram renegociações em massa neste ano, justamente para evitar risco maior de calotes.

O cadastro positivo, no fim, fez diferença? Bem, isso é algo que só saberemos no final de 2021, quando o Banco Central vai avaliar os resultados pós-cadastro positivo.

Enquanto isso, fintechs e instituições financeiras querem mesmo é a chegada do open banking — cadastro positivo já é coisa do passado. O motivo é o seguinte: o cadastro positivo é apenas a nota e os bancos não enxergam quais as informações compõem aquele score. Já o open banking é a ferramenta pela qual o consumidor terá o controle completo de suas informações financeiras e poderá compartilhá-las com quem quiser. E assim vai ser possível conhecer os detalhes dos hábitos de consumo de cada pessoa para decidir emprestar dinheiro ou não.

Continua após a publicidade

Quer conhecer o seu cadastro e saber seu score em cada um dos birôs? Confira abaixo.

Boa Vista Serviços

Quod

Serasa

SPC Brasil

 

Continua após a publicidade

Publicidade