Continua após publicidade

Startup de reciclagem recuperou 160 toneladas de lixo em troca de pontos

Startup de engajamento ambiental cresce ao oferecer descontos em produtos e serviços para quem deseja reciclar

Por Monique
Atualizado em 17 dez 2019, 15h10 - Publicado em 24 jun 2019, 14h50
Loja contêiner da Molécoola: em um ano de operação, a empresa recuperou 160 toneladas de lixo reciclável  (Foto: Alexandre Battibugli/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

Oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos por ano. Até 2050, os mares terão mais resíduos desse material do que peixes, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial.

No Brasil, a situa­ção é especialmente preocupante: só 1,2% dos 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico geradas anualmente têm destino correto, de acordo com levantamento recente do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).

São esses números que levaram o administrador Rodrigo Jobim Roessler a criar a Molécoola, startup de fidelidade ambiental que troca lixo reciclável por descontos em produtos e serviços como Uber e por recargas de itens como bilhete único e celular. “Desenvolvemos um modelo de negócios para aumentar o engajamento sustentável por meio de um ciclo positivo que gera benefícios para todos”, diz o fundador.

Funciona assim: o cliente leva itens recicláveis a uma das cinco lojas-contêineres da Molécoola, que aceitam embalagens plásticas, de vidro e de alumínio, bem como baterias, pilhas e eletroportáteis — estes não são recolhidos em coletas seletivas.

Por lá, os materiais são pesados e, depois, convertidos em pontos (2 quilos de latas de alumínio correspondem a 7 600 pontos e podem ser trocados por um refil de desengordurante, por exemplo). A própria loja separa, prensa, enfarda e dá a destinação adequada.

Continua após a publicidade

Em operação há um ano e dois meses, a Molécoola recuperou 160 toneladas de materiais que contaminariam o meio ambiente e arregimentou 12 000 usuários no aplicativo.

A meta para o final de 2019 é chegar a 100 000 pessoas cadastradas e a 60 lojas em São Paulo. O capital para realizar essa expansão, segundo Rodrigo, virá de investidores-anjos e da venda dos recicláveis.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.