Continua após publicidade

Esta promotora combate a violência doméstica durante a quarentena

Criado pela promotora de Justiça Gabriela Manssur, o projeto Justiceiras presta auxílio online e gratuito para mulheres vítimas de violência na pandemia

Por Luciana Lima
Atualizado em 17 out 2024, 11h10 - Publicado em 18 jul 2020, 07h00
Gabriela Manssur, idealizadora do Justiceiras: desde o início da quarentena os índices de feminicídios dispararam no Brasil  (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Matéria originalmente publicada na Revista VOCÊ S/A, edição 265, em 19 de junho de 2020. 

O isolamento social, o desemprego e o estresse impostos pelo coronavírus resultaram em um aumento no número de vítimas de violência doméstica durante a pandemia. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os feminicídios dispararam em quatro estados do país (São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Acre). Apenas no distrito paulista, o índice cresceu 46% em março e duplicou em abril. Enquanto isso, a quantidade de denúncias formais, que em geral exigem a presença da vítima, despencou. Para combater essa realidade, em março a promotora Gabriela Manssur, conhecida pelo histórico de ações contra a violência doméstica, criou o projeto Justiceiras, rede de apoio para mulheres vítimas de abusos e agressões. Composto de 2.290 voluntárias, o Justiceiras presta suporte médico, jurídico, psicológico, assistencial e de acolhimento gratuito e online.

“Era preciso criar um canal que desse voz para as mulheres que estão confinadas e submetidas à violência”, afirma Gabriela. “Mesmo antes do coronavírus, muitas delas não conseguiam sair de casa para denunciar por razões como medo e dificuldades econômicas.” Presente em todos os estados, o projeto já atendeu cerca de 600 mulheres. Em 15% dos casos, as vítimas corriam sério risco de morte. “A pandemia não é a causa da violência de gênero, mas desnudou e potencializou comportamentos abusivos.”


Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.