Dia dos Namorados: conheça histórias reais de casais que transformaram o amor em parceria de negócios

Um relacionamento pode virar negócio. Oito empreendedores contam suas história e os segredos para a relação dar certo na vida e no empreendedorismo

Por Da Redação
Atualizado em 12 jun 2025, 16h21 - Publicado em 12 jun 2025, 15h00
Silhueta de um casal de mãos dadas diante um pôr-do-sol
 (Getty Images / PeopleImages/Reprodução)
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Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, mais de 33% da população adulta no Brasil está envolvida com algum tipo de negócio. Isso significa que cerca de 47 milhões de brasileiros atuam como empreendedores. Essa força não é apenas um número: os pequenos negócios respondem por cerca de 27% do PIB nacional e movimentam bilhões anualmente, empregando mais da metade da força de trabalho formal no país.

Dentro dessa parcela, existe um tipo de empreendedor muito especial: os que não são só parceiros de negócios, mas também parceiros de relacionamento. Além de compartilhar a vida pessoal, esses casais dividem a rotina empreendedora e, juntos, trazem novas perspectivas para seus empreendimentos. Com faturamentos que ultrapassam R$ 1 milhão ao ano, esses casais provam que a sintonia afetiva pode se tornar um diferencial estratégico, capaz de gerar resultados concretos e garantir estabilidade financeira para a família.

Conheça os relatos de pessoas que estão há anos, ou mesmo décadas, vivendo a vida de empreendedor a dois:

 

José Roberto e Marcia – market4u

Quando a união conjugal dá tão certo que abre espaço para empreender juntos? Essa foi a dúvida que José Roberto Ignacio (61) e Marcia Arlete Mascari Ignacio (58), multifranqueados do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, responderam juntos desde 2022. Casados há 37 anos, o casal também divide o gerenciamento e manutenção de 14 unidades da rede na cidade de São Paulo.

José Roberto Ignacio e Marcia Arlete Mascari Ignacio
(José Ignacio e Marcia Ignacio/Divulgação)

Formados em administração, eles trabalhavam em segmentos diferentes, cada um respondendo à sua afinidade. Contudo, depois da pandemia de Covid-19, o casal começou a pesquisar sobre mercados autônomos e resolveu investir no segmento. “No começo, nós ainda intercalávamos com outras atividades. Mas logo percebemos que queríamos crescer neste setor e quando notamos, já estávamos com 8 lojas”, compartilha José. Para ele, o sucesso nos negócios é fruto do comprometimento e respeito da dupla: “a chave para alcançarmos esse resultado é entender as habilidades de cada um para contribuir com o negócio”.

Marcia concorda, e ainda acrescenta que essa parceria só é possível pela união dos dois. “Eu e ele não levamos o trabalho para a casa, mas levamos a nossa relação para o trabalho, e isso foi o diferencial para que os dias se tornassem cada vez mais leves e produtivos”. Só no último ano, Márcia e José Roberto alcançaram mais de R$ 1 milhão de faturamento nas unidades e agora pretendem construir uma equipe para auxiliar na rotina.

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Beatriz e Jean – JAH Açaí, Sorvetes e Picolés

A arquiteta Beatriz Abras (32) e o engenheiro de minas Jean Yvis (32) se arriscaram ao começar um negócio durante a pandemia. Em 2020, o casal abriu uma confeitaria delivery em Belo Horizonte, que faturava entre R$ 3 mil e R$ 5 mil nos primeiros meses. Rapidamente, expandiram o negócio, alcançando R$ 40 mil mensais – eles até inauguraram uma loja física. Driblando os desafios do período, gerenciaram simultaneamente as operações de delivery e da loja física, atingindo um faturamento de R$ 90 mil na Páscoa do ano seguinte.

Beatriz Abras e Jean Yvis
(Beatriz Abras e Jean Yvis/Divulgação)

Em meio ao crescimento enquanto empresários, interessaram-se pelo JAH Açaí, Sorvetes e Picolés e assumiram a operação de uma loja em agosto de 2021. Alguns meses depois, decidiram se arriscar de novo: eles fecharam a confeitaria para focar exclusivamente na franquia.

Com a experiência em delivery sendo um diferencial, eles se tornaram a unidade líder da rede, atingindo R$ 100 mil mensais em 2023. Hoje, com seis unidades e um faturamento mensal de quase R$ 700 mil, Beatriz e Jean consolidaram-se como empreendedores de destaque da franquia, com planos ambiciosos para o futuro.

 

Maria do Rocio e Jurandir – Emagrecentro

Romance e negócios são duas áreas com desafios e incertezas. Para Maria do Rocio Hansen Mehret (63) e Jurandir Barbosa Mehret (70), franqueados do Emagrecentro, não foi diferente. Naturais do Paraná, o casal de Campo Largo carrega um amor que vem desde a adolescência. Dez anos atrás, assumiram o comando de uma clínica da franquia sem ter experiência nenhuma na área da saúde. Ela, pedagoga, e ele, engenheiro mecânico decidiram investir no sonho de empreender juntos e não se arrependeram.

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Maria do Rocio Hansen Mehret e Jurandir Barbosa Mehret
(Maria Mehret e Jurandir Mehret/Divulgação)

“Nosso desafio foi no começo da clínica, pela falta de experiência e conhecimento no ramo, já que não somos profissionais da área”, contam. Com foco, planejamento e muita parceria, a dupla transformou incertezas em resultados. Em 2024, a unidade atingiu faturamento de R$ 1.269.038,00.

 

Ana Mayre e Carlos – Johnny Rockets

Empresários de longa data no ramo de alimentação, o casal Ana Mayre Paiva Mesquita Camerino de Souza (45) e Carlos Camerino de Souza Neto (42) encontrou no Johnny Rockets uma boa oportunidade de negócio. A rede de hamburguerias é tematizada com a da década de 50 e, para o casal, seria uma opção de destaque para o food service na cidade cearense de Juazeiro do Norte. Carlos nasceu no Rio Grande do Sul e mudou-se para o Ceará ainda criança. Por lá, no início dos anos 2000, conheceu Ana, com quem se casou em 2006. Juntos, construíram a vida profissional e pessoal, e hoje tem dois filhos, de 10 e 16 anos. Atualmente, faturam uma média de R$ 300 mil por mês com a maior unidade cearense da hamburgueria, inaugurada há menos de 1 ano.

Ana Mayre Paiva Mesquita Camerino de Souza e Carlos Camerino de Souza Neto
(Ana Camerino e Carlos Camerino Neto/Divulgação)

Silmara e Gerson – Anjos Colchões & Sofás

Silmara Pozzer (43) e o marido Gerson Pozzer (45), se conheceram na escola durante o ensino médio. Pensando em mudar de vida, o casal decidiu empreender juntos e, há 8 anos, se tornaram franqueados da Anjos Colchões & Sofás, uma rede especializada em colchões e sofás, adquirindo uma unidade em Chapecó, Santa Catarina.

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Para Silmara, trabalhar juntos os aproximou ainda mais como casal. No entanto, ela reforça que, para a jornada dupla dar certo, é essencial saber separar a função de cada um na empresa e não misturar vida profissional com a pessoal. “Em casa, não falamos de trabalho, temos que ter discernimento para não misturar as coisas”, enfatiza. Silmara aconselha aos casais que querem empreender juntos a não desistirem. “Não é fácil, mas tudo vale muito a pena, se for feito com amor e cuidado para que o negócio dê certo”.

Silmara Pozzer e Gerson Pozzer
(Aron Delagnolli/Reprodução)

Caroline e Edilson – Ecoville

Em Uberlândia, Minas Gerais, Caroline Fernanda Pereira Leal Beloni, (35), e Edilson Roberto de Souza Beloni, (37) transformaram uma vida inteira de parceria em empreendedorismo. Juntos há 20 anos, se conheceram no ensino médio e agora são sócios de uma unidade da Ecoville, rede de franquias especializada em produtos de limpeza.

Caroline, arquiteta de formação, lidera o dia a dia da loja, enquanto Edilson concilia o negócio com seu trabalho como agrônomo em uma empresa de sementes de pastagem. “Queríamos construir algo nosso, pensando no futuro da nossa filha, Maitê”, conta Caroline. Com 3 anos, ela é a grande inspiração do casal. A convivência no trabalho, apesar dos desafios, reforça a conexão entre os dois. “Nem sempre pensamos igual, ele quer investir em uma linha, eu em outra, mas o diálogo é o que nos guia. E o que acontece na loja, fica na loja”, brinca ela. Mais do que vender produtos, eles estão construindo um sonho comum: o de crescer juntos, como casal, pais e empreendedores. “Empreender a dois é, acima de tudo, acreditar no amor todos os dias”, conclui Caroline.

Caroline Fernanda Pereira Leal Beloni e Edilson Roberto de Souza Beloni
(Caroline Beloni e Edilson Beloni/Divulgação)
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Michele e João Pedro – Homenz

Quando a farmacêutica Michele Kucmanski (38) e o médico João Pedro Girardello Detoni (43) se conheceram nos corredores de um hospital em Erechim, Rio Grande do Sul, não imaginavam que, além de parceiros na vida, também se tornariam sócios em um negócio. Há um ano e meio, o casal possui uma unidade da clínica Homenz, rede especializada em estética masculina, e transformou o desafio de empreender juntos em uma jornada de crescimento e sucesso compartilhado.

A complementaridade entre eles é o ponto forte da operação. Enquanto Michele comanda a gestão da unidade, relacionamento com a equipe e fornecedores, João Pedro atua diretamente com os clientes, liderando os procedimentos estéticos. No início, os desafios foram intensos, ela abriu mão de um concurso público e, nos primeiros meses após a inauguração, captar clientes levou mais tempo do que o esperado. “Foi um momento desesperador, pensei em desistir”, conta. O apoio do marido foi importante para seguir em frente. Juntos, encontraram soluções, ajustaram estratégias e entenderam que o sucesso viria com persistência e união.

Michele Kucmanski e João Pedro Girardello Detoni
(Michele Kucmanski e João Detoni/Divulgação)

Marco e Jhony – Lavô

Há 12 anos juntos e com objetivo de apostar em um sonho, o casal Marco Aurélio Ribeiro (39) e Jhony Ramos (33) decidiu aplicar as economias na Lavô, rede de lavanderias self-service. O modelo de negócio inovador foi ao encontro da vontade de ambos em investir em algo tecnológico e de impacto para a sociedade.

“Acreditamos que é fundamental para o crescimento de qualquer casal ter sonhos e realizações em conjunto. Investir no relacionamento é realmente acreditar no seu companheiro e, por isso, há dois anos temos a nossa Lavô”, destaca Marco. Para empreender, o casal acredita que é essencial manter o foco e a determinação, mas sempre com muito amor e companheirismo, assim como no relacionamento. “É fundamental entender o negócio e saber usar o seu dinheiro, afinal, assim como na nossa relação, o nosso futuro depende do bom trabalho ser feito no presente”, explica Jhony. Há seis anos empreendendo juntos, atualmente o casal multifranqueado está à frente de duas unidades em São Paulo, uma em Osasco e uma em Piracicaba, com média de R$ 85 mil de faturamento mensal.

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Marco Aurélio Ribeiro e Jhony Ramos, franqueados da Lavô
(Marco Ribeiro e Jhony Ramos/Divulgação)
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