Buscas pelo termo ‘MEI’ no Google cresceram 22% em 2025, após dois anos de queda
Análise da Timelens mostra que houve uma alta até 2022 (+10%), seguida de diminuição do interesse em 2023 e 2024 (-7% e -11%, respectivamente)

Nos últimos anos, a busca pelo termo “MEI” no Google oscilou entre quedas e aumentos. Apesar de ainda estarmos na metade do ano, a tendência é que 2025 seja uma alta para o termo – depois de dois anos de seguidos de baixa.
Pelo menos é o que dizem os insights coletados pela Timelens, uma empresa de tecnologia e inteligência de dados para negócios e marcas. De acordo com a companhia, a última alta de procura foi em 2022, quando “MEI” registrou um aumentou de 10% nas buscas. Nos dois anos seguintes, 2023 e 2024, o termo registrou uma queda de 7% e 11%, respectivamente.
Contudo, tudo indica que essa situação vai se reverter esse ano. Até o momento, foi registrado um crescimento superior a 22% nas buscas por “MEI” comparado com o mesmo período dos anos anteriores. Um possível sinal de que a procura pelos serviços relacionados ao Microempreendedor Individual estão aumentando.
Do outro lado da moeda trabalhista, o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem sido tema recorrente em diversos debates nas redes sociais. A Timelens também fez um levantamento com o termo, descobrindo que o volume de conversas sobre o modelo de trabalho ultrapassou 1 milhão de menções entre 2021 e 2025. O assunto divide opiniões, principalmente dos jovens da Geração Z, que o associam à falta de liberdade e oportunidades. A maioria dos influenciadores e usuários criticam bastante as estruturas tradicionais de emprego, defendendo, em vez disso, a liberdade e a flexibilidade empresarial. E isso aparece nos dados, já que os comentários negativos cresceram em ritmo mais acelerado: 236%, contra 221% dos positivos.
Ainda em mais detalhes sobre o MEI, segundo a Timelens, as palavras-chave mais procuradas foram “Como abrir MEI gratuito” (com variações entre +400% e 5000%); e “Como abrir MEI pelo celular” (+650%). A análise indica que os usuários estão buscando cada vez mais praticidade, autonomia e soluções digitais ágeis e simplificadas.