Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

A reinvenção do mercado de casamentos

Serviços que oferecem experiências personalizadas para os noivos são os que têm procura e atraem empreendedores

Por Katia Cardoso
Atualizado em 16 out 2024, 13h04 - Publicado em 9 fev 2018, 09h00
.
 (Cinq Tours/Divulgação)
Continua após publicidade

A despeito da crise, o mercado de festas vai muito bem. Em 2016, os brasileiros desembolsaram 17 bilhões de reais com eventos sociais, segundo dados do Instituto Locomotiva para a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta). A quantidade de casamentos está em ascensão desde 2013, passando de 1 milhão ao ano, e os gastos com a cerimônia aumentam, em média, 10,4% ao ano. De 2013 a 2016, o crescimento foi de 25%.

Só na cidade de São Paulo, 74 mil casamentos movimentaram 1,4 bilhão de reais em 2016. No estado, esse total chegou a 4,9 bilhões de reais. “Quem ofereceu bons serviços conseguiu crescer de 10% a 30% nos últimos anos”, afirma Ricardo Dias, presidente da Abrafesta

Embora competitivo, o segmento continua atraindo empreendedores. Para Marcus Quintella, coordenador do MBA Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios, da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro (FGV/RJ), o mercado de festas é um modelo de concorrência perfeita, porque há muita demanda e oferta elevada. Por isso, quem quer entrar no ramo deve ter um bom plano de negócios para definir o tamanho e o nível de especialização da empresa. “É uma área que não admite erros e requer planejamento de longo prazo, além de paciência para maturar o cliente”, diz Quintella.

Observe o mercado

Um dos conselhos dos especialistas é ficar atento às tendências. Isso pode render uma boa ideia de negócio, como aconteceu, há 18 anos, com Herbie Ramos, do Help! Bar. O empresário observou que jovens bonitos servindo drinques inusitados faziam sucesso no exterior e, de volta ao Brasil, associou-se a Mauro Carvalho para criar uma empresa com esse diferencial. Inicialmente, desenvolveram eventos para marcas de moda, muitas vezes como permuta.

Continua após a publicidade

Em 2005, eles foram contratados para fazer o casamento de Athina Onassis e Doda Miranda. “Já tínhamos organizado dois eventos para a família do noivo”, conta Ramos. A partir de então, a procura aumentou, assim como a necessidade de profissionalização.

Hoje, o Help! Bar tem franquias no Rio de Janeiro, em Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e na Austrália, além de um centro para treinar os garçons e os bartenders malabaristas. O faturamento está em 11 milhões por ano. “Quem quer ter sucesso na área precisa estabelecer o diferencial do negócio, investir em treinamento e contar com a ajuda de consultores”, diz Ramos.

Ofereça sonhos

Continua após a publicidade

Customizar experiências para o cliente é outro jeito de se destacar no setor. A Casa Petra, criada em 2006, já montou até uma casa de vila cenográfica para agradar os noivos. “Eles queriam relembrar o local em que se conheceram”, afirma Luciano Martins, um dos sócios. A abordagem personalizada deu tão certo que inspirou os fundadores a criar uma empresa de cenografia e design, a 1-18 Project, nome que faz referência ao endereço de uma estação de trem em Tóquio.

A Casa Petra organiza de 10 a 15 casamentos por mês para clientes dispostos a desembolsar até 1.500 reais por pessoa. Para Martins, áreas com espaço para crescer nesse ramo são as de tecnologia e de realidade virtual. “Como avançam dia a dia, ainda há muito o que criar com os recursos que oferecem”, diz.

Antes de empreender, saiba que:

Continua após a publicidade
  • Amadores não têm vez nesse setor. Então, não empreenda por impulso ou desespero por causa da crise.
  • Pesquise o mercado, observe, vá a campo para entender como funciona.
  • Em vez de oferecer uma gama grande de produtos ou serviços, dimensione e planeje o tamanho que a empresa pode ter. Lembre-se de que há muita competição e nenhum espaço para erro.

5 tendências de festas

  1. Bar de drinques – a ideia é oferecer coquetéis customizados em uma área central da festa, com jovens bonitos e descolados criando drinques originais.
  2. Bufê temático – pode ser comida light, vegana (sem alimentos de origem animal) e até de food truck.
  3. Cenografia – recriar ambientes com valor sentimental para os noivos é um diferencial.
  4. Vídeo e fotos reinventados – Há pouco tempo, o objetivo era apenas registrar o casamento. Hoje, os vídeos ganharam em profissionalismo, com cenas que acompanham os noivos antes, durante e após a cerimônia, e as fotos seguem o trash the dress, com cliques do casal mais relaxado no fim da festa.
  5. Lugares inusitados – há empresas especializadas em promover cerimônias em locais incomuns, como estádios de futebol.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.