Empresa de audiolivros da Amazon lança primeira leva de produções nacionais
A plataforma Audible já lançou 6 mil títulos em português. Agora, o objetivo é fomentar produções idealizadas, roteirizadas e interpretadas por brasileiros.
o seu aniversário de um ano no Brasil, a Audible, empresa de entretenimento em áudio da Amazon, lançou nesta terça-feira (1) os primeiros conteúdos originais produzidos no Brasil. Os audiolivros, que abordam entretenimento, educação, história e desenvolvimento pessoal, estarão disponíveis no catálogo para assinantes da plataforma. Também poderão ser adquiridos em versão e-book na loja do Kindle.
A assinatura da Audible é gratuita no primeiro mês para quem não é assinante do Amazon Prime, e por três meses para quem é. Depois disso, custa R$ 19,90 mensais. A reprodução dos conteúdos pode ser feita em smartphones, tablets, computadores e na Alexa.
A Audible está presente em 11 países e atingiu o marco de 700 mil títulos, com seis mil deles sendo em português. Para Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible por aqui, a iniciativa de produções 100% nacionais “simboliza o esforço da Audible em continuar contribuindo para o desenvolvimento da comunidade criativa brasileira”.
Dentre os conteúdos em áudio lançados, podemos citar o “Clube das Impostoras”, apresentado por Rafa Brites. Em 11 episódios, a jornalista e palestrante traz relatos de dez mulheres – entre elas, Fafá de Belém, Rachel Maia e Suzana Pires – para conversar sobre o impacto da síndrome em suas vidas. Tudo isso como se elas fizessem parte de um clube criterioso de impostoras.
Em Método Exposto, o ator Jorge Lucas faz uma sátira a pessoas que se auto-proclamam coaches. Com doze episódios, o programa visa desconstruir as fórmulas prontas de sucesso propagadas por influenciadores digitais.
Mas não são apenas séries de entretenimento e ficção que foram produzidas pela Audible por aqui. Como conteúdo educacional, a plataforma também lançará, em parceria com a Casa do Saber, 110 horas de cursos em áudio. Segundo a plataforma, os seis primeiros episódios são:
- O consumo do medo e do true crime, apresentado pelo filósofo Paulo Niccoli Ramirez, filósofo;
- Seis clássicos para pensar o humano, pelo professor de direito da FGV José Garcez Ghirardi ;
- Seis questões para entender o mundo atual, pelo mestre em relações internacionais Tanguy Baghdadi;
- Os pilares da comunicação eficaz, pela comunicóloga e escritora Maytê Carvalho;
- Viver bem em afroperspectiva, pelo filósofo e professor da UFRRJ Renato Noguera;
- Como lidar com as perdas?, pelo psicanalista e professor da USP Christian Dunker.
Os novos episódios serão lançados nos próximos meses. O catálogo completo você pode conferir aqui, caso queira.
Por fim, a empresa também anunciou a criação do “Pitching Project”, iniciativa que oferecerá oportunidades para roteiristas e outros profissionais brasileiros de trabalhar com a Audible para criar e produzir um Audible Original.
A empresa ainda não divulgou mais informações sobre o programa, nem o link de inscrições, mas possui uma oficina de trinta episódios em sua plataforma chamada “Criando Um Audible Original”, para auxiliar os interessados em fazer um pitch para a empresa.