73% dos brasileiros se sentem excluídos financeiramente por difícil acesso a crédito

A pesquisa “Da Cédula ao Drex: a evolução do uso do dinheiro em 30 anos” mostra que a principal razão do sentimento é a falta de acesso ao crédito.

Por Luana Franzão
Atualizado em 30 jul 2024, 11h45 - Publicado em 29 jul 2024, 17h00
dinheiro
 (Marcos Santos/USP Imagens)
Continua após publicidade
M

ais da metade dos brasileiro sente que não participa devidamente do sistema bancário por ter dificuldades em acessar crédito, afirma pesquisa publicada pelo Mercado Pago.

Em comemoração ao aniversário do Real, que trintou neste ano, a instituição divulgou a pesquisa “Da Cédula ao Drex: a evolução do uso do dinheiro em 30 anos”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) neste. Ao todo, 2004 pessoas foram entrevistadas..

As respostas apontaram que 34% dos brasileiros sentem-se nada ou pouco incluídos financeiramente. 29% dos respondentes que disseram outsiders possuem acesso apenas a cartões de débito, e não ao crédito, tornando esta a razão mais citada para a exclusão.

24% dos entrevistados disseram ter um limite de crédito menor do que o necessário para seu estilo de vida. Houve um empate entre a porcentagem anterior e a seguinte, que aponta que 24% dos respondentes diz não conseguir realizar investimentos.

Continua após a publicidade

Em quarto lugar, fica a dificuldade em acessar empréstimos nos bancos, com 20% das respostas.

Digitalização da moeda

Que ninguém mais anda com dinheiro vivo na carteira, todos sabemos. Com o advento dos cartões de débito e crédito, bancos digitais e o sagrado Pix, as trocas monetárias estão acontecendo cada vez mais no ambiente digital.

Há quem pense que o papel moeda está condenado: 50% dos respondentes da mesma pesquisa acreditam que o dinheiro em cédulas vai acabar em até 10 anos.

Continua após a publicidade

Outro personagem dessa história é o Drex (explicado extensamente nesta reportagem da Você S/A). Ainda não há previsões certeiras de como será a sua implementação: 46% dizem não saber se vão migrar logo para a moeda digital. 39% não sabem dizer se as criptomoedas devem substituir o papel moeda.

Os bancos digitais são outra novidade dos últimos 30 anos, e 34% dos respondentes não querem mais pegar fila em agências, e por isso criaram contas nesse tipo de instituição. A burocracia aparentemente menor também atrai clientes.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.