Três livros para você ampliar seus conhecimentos sobre economia

E mais: veja a orientação da economista Francine Mendes para fazer o seu dinheiro da rescisão durar mais

Confira os livros de economia recém-lançados que não podem faltar na mesinha de cabeceira:

Apagando o incêndio: A crise financeira e suas lições

Autores: Ben Bernanke, Timothy Geithner e Henry Paulson
Editora: Todavia

Em 2008, os Estados Unidos passaram por uma das crises financeiras mais graves de sua história. devido a irresponsabilidades no mercado imobiliário, que fizeram com que os bancos não tivessem lastro para dar conta do alto volume de financiamentos, diversas instituições financeiras quebraram — entre elas o tradicionalíssimo Lehman Brothers. Para reerguer o país, três nomes foram importantes: Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve, Tim Geithner, presidente do Federal Reserve Bank de Nova York, e Henry Paulson, secretário do Tesouro americano. Neste livro, eles explicam quais decisões tomaram naquele momento. E elas podem servir de inspiração para salvar as economias da crise do coronavírus.

A economia com rigor: homenagem a Affonso Celso Pastore

Organização: Ilan Goldfajn e Fernando Dantas
Editora: Portfolio Penguin

Um dos maiores economistas brasileiros, Affonso Celso Pastore dividiu sua carreira entre a atuação em cargos públicos (esteve à frente da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo em 1960 e do Banco Central de 1983 a 1985), o mundo acadêmico e a consultoria. Hoje, aos 80 anos, continua trabalhando e dedica-se com afinco ao Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP), do qual é um dos fundadores. Para comemorar as oito décadas de vida do economista, a Portfolio Penguin lança esta edição, que contém nove artigos de discípulos de Pastore e uma entrevista inédita.

 

Boa economia para tempos difíceis

Autores: Abhijit Banerjee e Esther Duflo
Editora: Zahar (89,90 reais)

Ganhadores do Prêmio Nobel de Economia em 2019 pelas pesquisas que ajudam no combate à pobreza, Abhijit Banerjee e Esther Duflo explicam quais são as questões sociais que levam ao aprofundamento da desigualdade no planeta e propõem soluções para esse problema tão complexo. A dupla também debate temas polêmicos, como a percepção de que existe um excesso de imigrantes mal qualificados pelo mundo e o debate sobre estimular ou bloquear o desenvolvimento da inteligência artificial.

 

 


Como fazer o dinheiro da rescisão durar mais?

A educação financeira é baseada em três pilares: paciência, prioridade e propósito no trato com o dinheiro. Pensando nisso, a primeira atitude num momento de emergência econômica é fazer um checkup minucioso de todas as despesas. Com cautela, puxe os extratos bancários e as faturas de cartão de crédito dos últimos seis meses e analise a necessidade de cada gasto. Depois desse diagnóstico, é hora de agir. Estabeleça prioridades para fazer ajustes finos no orçamento. Trazer seus entes queridos para perto e ter honestidade sobre a situação da família costuma funcionar bem: cada um deve assumir posições e responsabilidades para agir como um time neste período de superação. Por fim, aproveite para avaliar seu projeto de vida. Talvez seja a hora de colocar em prática sonhos antes engavetados pela rotina ou pela zona de conforto. E uma dica: caso tenha uma reserva financeira para imprevistos, não tenha receio em usá-la agora. Quando a situação normalizar, você poderá voltar a investir. Se não tiver recursos guardados, faça um planejamento para construir seu projeto de independência financeira. Aproveite seu maior ativo no momento — o tempo — para isso.

Quem responde: Francine Mendes, economista, sócia da Genial Investimentos e criadora do canal de YouTube Mary Poupe

 (Arte/VOCÊ S/A)

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A.

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: