Segunda parcela do 13° salário deve cair hoje
Hoje, dia 20 de dezembro, é o prazo para que seu trabalho pague a parcela final do seu 13°. Veja mais sobre esse direito trabalhista importante.

Faltando 11 dias para o fim do ano, está na hora de cair uma graninha extra na sua conta. Hoje, 20 de dezembro, é o último dia para seu emprego te pagar a última parcela do seu 13° salário.
Não é um presente de Natal, o 13° é uma obrigação da empresa, previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho, desde o dia 13 de julho de 1962, a todos os trabalhadores com carteira assinada. Por ser algo estabelecido por lei, também existem uma série de parâmetros que a empresa deve cumprir.
O valor, por exemplo, precisa ser o mesmo que você recebeu no seu último salário normal. Contudo, fique atento, ele é proporcional ao tanto de dias que você trabalhou no ano. Se você é novo na firma, não vai receber o 13° integralmente.
Outra obrigação importante é o prazo: caso o empregador decida por fazer o pagamento em uma única parcela, ele já devia ter sido feito até o dia 30 de novembro. Se ele decidir dividi-lo em duas parcelas, a primeira deveria ter chegado também no final de novembro. Já a segunda, tem que estar caindo na sua conta agora, dia 20 de dezembro.
Na hora que você consultar seu banco e ver o pagamento pode vir a dúvida: por que ela é menor do que a primeira? Se a parcela era para ser os 50% restantes do benefício, não deveria ter o mesmo valor que a anterior?
Não é motivo para desespero e nem surpresa. Se você tivesse lido nosso texto em que respondemos “por que a 2ª parcela do 13º salário é menor?” saberia a resposta. Mas não esquenta, aqui vai um resumo: é só na segunda parcela do 13° salário que é aplicada a dedução do Imposto de Renda e do INSS. Por causa dessas deduções obrigatórias, a grana fica um pouco defasada.
Mas e se o dinheiro não cair? Bom, tenha paciência e mantenha a calma. Existem alguns passos para que você, trabalhador, não perca esse direito seu.
Primeiramente, o ideal é lavar a roupa suja dentro da própria empresa mesmo. Fale com o RH e questione a falta de pagamento. Se não rolar na conversa, você pode buscar o auxílio de um sindicato ou do Ministério do Trabalho. Para saber mais sobre como resolver esse possível perrengue, leia esta matéria.
No melhor dos mundos, você está lendo isso e já está com o dinheiro do 13° na conta. Uma graninha extra que pode te ajudar a começar o ano seguinte com o pé direito financeiramente.