Receita abre consulta ao último lote de restituições do IR 2015 – e governo faz propaganda do Tesouro direto

Este é sétimo e último lote do ano. Os valores serão pagos em 15 de dezembro e mais de 617 mil contribuintes caíram na malha fina

SÃO PAULO – A Receita Federal abriu hoje (9) a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Estão no lote 2.721.019 contribuintes, totalizando mais de R$ 3,4 bilhões.

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Foram incluídas no lote restituições que saíram da malha fina, referentes aos exercícios de 2008 a 2014. O dinheiro será depositado no dia 15, terça-feira da semana que vem. Os contribuintes que não fizeram as correções na declaração após constatar erros ou omissões estão na malha fina. Para mudar a situação, terão que atualizar a declaração e esperar pelos lotes residuais que serão liberados a partir de janeiro de 2016.

Aproveitando a consulta de cerca de 1,5 milhão de contribuintes que ainda não haviam recebido a restituição, o governo fez “propaganda” do Tesouro Direto. Na página pessoal do contribuinte, que indica a situação da restituição, lê-se a seguinte mensagem: “confira as oportunidades que o Tesouro Direto traz. Para o contribuinte que busca liquidez, segurança e rentabilidade, títulos públicos representam uma excelente alternativa de investimento a custos muito baixos”, e convida então o contribuinte a conhecer o site do programa. O Tesouro Direto é realmente uma ótima opção para quem pretende investir a restituição, como explicamos em uma matéria publicada aqui

Leia mais

Mapa da mina: Como investir no Tesouro Direto

+ Onde NÃO investir: fuja desses seis micos financeiros

Para quem não recebeu a restituição

Caso o valor não tenha sido creditado na conta que você informou quando entregou a declaração, ligue na Central de Atendimento. Nas capitais, o número é 4004-0001, e nas demais localidades é 0800-729-0001. Para deficientes auditivos, o número de atendimento é 0800 729 0088. Você também pode entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil para reagendar o crédito.  

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, deverá ser requerido por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição , ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet.

Mas, se você não recebeu o valor porque está na malha fina – o que foi o caso para mais de 627 000 contribuintes, o primeiro passo para fazer as correções é verificar no extrato de processamento da declaração as pendências ou inconsistências que causaram a retenção na malha fina. O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). 

Segundo a Receita, as principais razões pelas quais as declarações ficaram em malha fina neste ano são omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes, com 180.755 declarações retidas (29,3% do total em malha); dedução de despesas com previdência oficial ou privada – 148.334 (24%); despesas médicas – 129.587 (21%); falta de comprovação do Imposto de Renda pela fonte pagadora, inclusive ausência da declaração de rendimentos – 43.886 (7,1%), omissão de rendimentos de alugueis – 34.863 (5,6%) e pensão alimentícia com indícios de falsidade – 32.998 (5,3%).

(Com informações da Agência Brasil)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: