O que é “smurfing”, a lavagem de dinheiro popularizada por Deolane
Os simpáticos Smurfs não têm culpa. Mas inspiraram o nome da técnica de dividir grana ilegal em múltiplos depósitos nanicos para um mesmo recebedor.
No mundo dos videogames multiplayer, o sistema competitivo costuma ranquear os jogadores com base em seu nível de habilidade e desempenho nas partidas. Não é incomum que pessoas habilidosas e com ranques altos criem contas secundárias para jogar o game com amigos e sem se sentirem pressionados pelas expectativas em relação à sua performance. Isso é chamado de smurfing, um jogador de ranque alto está “apequenando” seu real nível de habilidade (e enganando seus adversários com isso).
Smurfing também é o nome de uma conhecida técnica de lavagem de dinheiro, que segue um princípio até que similar: uma grande quantia de dinheiro ilegal é quebrada em pequenos depósitos, para tentar driblar as autoridades e esconder o crime.
O termo vem do desenho Os Smurfs. Os protagonistas homônimos eram personagens pequenininhos, o que baseia a alusão com o fracionamento das transações e o nível do game.
Também conhecido como “estruturação”, o smurfing é um dos jeitos mais comuns de se lavar dinheiro. A grana ilegal é dividida em múltiplos depósitos, transações e transferências, muitas de valores pequenos, realizadas por pessoas diferentes. Esses agentes laranjas (smurfs) atribuem esses pequenos montantes a uma instituição financeira, no nome de um único recebedor. De grão em grão, o dinheiro inteiro aparece na conta bancária de uma pessoa. É um jeito astuto de disfarçar a procedência do dinheiro, e precisa de muita investigação e tecnologia para ser descoberto.
O smurfing em si não está literalmente descrito na legislação brasileira – assim como vários crimes. Contudo, a Lei nº 9.613/98, referência sobre os crimes de lavagem de dinheiro, afirma que a infração ocorre quando um agente “oculta ou dissimula a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal”.
O caso Deolane
O termo smurfing atingiu as mídias depois da prisão da influenciadora e advogada Deolane Bezerra, acusada de participar de uma organização criminosa envolvida em jogos ilegais e lavagem de dinheiro. Ela e a mãe, Solange Alves Bezerra Santos, de 55 anos, foram presas preventivamente em setembro, alvos de investigação da Polícia Civil de Pernambuco.
Segundo a polícia, ela teria criado um site de apostas (uma bet) como fachada para lavar o dinheiro de jogos ilegais. Deolane também era garota-propaganda da Esportes da Sorte, bet do filho de um bicheiro e que também esteve sob investigação.
Uma aposta arriscada, de passar por baixo dos satélites policiais, que não deu muito certo.