Inteligência artificial facilitará a declaração do imposto de renda, aponta especialista

Ferramentas digitais podem agilizar processos e evitar erros na prestação de contas com a Receita Federal

Por Leo Caparroz
Atualizado em 17 mar 2025, 19h34 - Publicado em 17 mar 2025, 17h00
Mulher em pé contra um display digital iluminado na rua da cidade, falando com um assistente virtual.
 (d3sign/Getty Images)
Continua após publicidade

Já começou o período de declaração do Imposto de Renda 2025. Com o prazo indo até o dia 31 de maio, muitos contribuintes já começam a planejar os próximos passos com a declaração. Quanto mais cedo você resolver esse imbróglio, mais cedo tira ele da frente e pode seguir sua vida normal – não vá deixar para o último dia, hein. E com o avanço da tecnologia, neste ano, a inteligência artificial (IA) poderá ser uma aliada no momento de declarar.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Amarildo José Rodrigues, essas ferramentas estão transformando a forma como as pessoas preparam e enviam suas declarações, tornando o processo mais rápido, seguro e menos suscetível a erros. “A inteligência artificial permite a automatização de etapas que antes demandavam tempo e atenção. Hoje, programas e aplicativos conseguem identificar, organizar e categorizar dados financeiros, como rendimentos, despesas dedutíveis e investimentos, a partir de documentos digitalizados ou informações pré-existentes”, explica o professor.

Uma das principais vantagens é a capacidade das ferramentas baseadas em IA de realizar cálculos precisos e cruzar informações para evitar inconsistências que poderiam levar à malha fina. “Além disso, alguns sistemas oferecem sugestões para aproveitar melhor as deduções legais, como gastos com saúde e educação, maximizando a restituição ou reduzindo o valor a ser pago”, acrescenta Amarildo.

Embora as tecnologias sejam úteis, o professor alerta para a necessidade de validar as informações inseridas nos sistemas e, em casos mais complexos, buscar a orientação de um contador. “A IA facilita muito o processo, mas é fundamental que o contribuinte compreenda os dados informados e acompanhe o envio da declaração para garantir a conformidade com as regras da Receita Federal”, conclui.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.