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Imposto de Renda: Receita libera consulta a lote da malha fina

Pagamento do lote, que contempla 214.310 restituições, será feito no dia 28 de novembro.

Por Gabriela Teixeira
Atualizado em 21 nov 2025, 11h11 - Publicado em 21 nov 2025, 08h00
Fotografia do site do imposto de renda.
 (Gov.br/Joédson Alves/Agência Brasil/Reprodução)
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A partir das 10h desta sexta-feira (21), a Receita Federal liberará a consulta à restituição de novembro do Imposto de Renda, cujo pagamento será feito no dia 28. Contemplando 214.310 restituições, o lote abrange declarações entregues fora do prazo ou com pendências que foram regularizadas, e também créditos de anos anteriores.

Do total de R$ 494 milhões do pagamento, R$ 296,95 estão destinados aos seguintes contribuintes com prioridade legal:

  • pessoas idosas acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.

Os 138.164 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber via PIX também são prioritários. O lote inclui ainda 23.602 restituições de contribuintes sem prioridade.

A consulta deve ser feita no site da Receita. Segue o passo a passo:

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  1. Após acessar o site, clique em “Meu Imposto de Renda;
  2. Em seguida, na lista de Serviços, escolha a opção “Consultar minha Restituição”;
  3. Na nova página, clique no botão “Iniciar” e preencha o formulário com seu CPF e data de nascimento.

Fácil, certo?

Se você faz parte de algum dos grupos contemplados nesse lote, a restituição será depositada diretamente na conta bancária de sua titularidade ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR. Mas caso tenha algum problema na conta de destino ou erro nos dados bancários, não se preocupe. É possível reagendar o crédito pelo Portal BB ou telefonando para a Central de Relacionamento BB. Os números de contato são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

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O serviço de reagendamento estará disponível no prazo de até um ano. Se a restituição não for sacada após esse tempo, o contribuinte deve acessar o Portal e-CAC e abrir uma solicitação para resgate do pagamento.

É também pelo e-CAC que o contribuinte deve emitir o extrato da declaração para verificar se existem pendências na declaração e, em caso positivo, enviar uma declaração retificadora.

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