Imposto de Renda 2025: receita libera declaração pré-preenchida
Agora disponível em sua totalidade, a declaração pré-preenchida facilita o processo e diminui as chances de erro. Veja como acessá-la.

Nesta terça-feira, 1° de abril, a Receita Federal liberou a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025.
Uma parte da declaração já estava disponível desde o dia 17 de março, incluindo dados parciais como ganhos e deduções de entidades pagadoras e recebedoras.
A partir de hoje também serão adicionados os dados de saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações realizadas, criptoativos, contas bancárias, ativos no exterior, e informações de previdência.
Em 2024, a declaração pré-preenchida ajudou muitos brasileiros na hora de declarar o Imposto de Renda. Segundo o Fisco, dos 46 milhões de contribuintes que enviaram suas declarações à Receita Federal, 41,5% o fizeram por meio da declaração pré-preenchida.
A expectativa é de que, até o prazo final da entrega, em 30 de maio, sejam recebidas um total de 46,2 milhões de declarações.
A declaração do Imposto de Renda pré-preenchida é uma ferramenta que torna o processo de declaração mais simples, rápido e seguro para os contribuintes. Com ela, o sistema já traz automaticamente diversas informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos, reduzindo erros e evitando inconsistências que podem levar à malha fina.
Esses dados são obtidos de fontes como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outras entidades obrigadas a fornecer informações à Receita Federal.
“Com a declaração pré-preenchida, o contribuinte ganha mais praticidade e segurança no processo. Basta revisar as informações, complementar se necessário e enviar, garantindo uma experiência mais ágil e eficiente na prestação de contas. Esse recurso otimiza o tempo e facilita o cumprimento das obrigações fiscais”, destaca Amarildo José Rodrigues, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera.
Como funciona:
A declaração pré-preenchida utiliza informações da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) para apresentar ao contribuinte dados como:
1 – Fundos de investimento
2 – Rendimentos de aplicações financeiras
3 – Imóveis adquiridos
4 – Despesas com saúde
5 – Aluguéis recebidos
6 – Contas e imóveis do exterior (novidade para 2025)
Para utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário possuir uma conta no portal GOV.BR. O acesso garante a segurança e a autenticidade do acesso às informações fiscais do contribuinte. O prazo para a entrega da declaração começa no dia 17 de março e termina em 30 de maio.