Começando a investir? Veja livros, filmes e cursos grátis para entender o mercado

Dois especialistas indicam conteúdos úteis para quem vai investir na Bolsa pela primeira vez e quer conhecer mais sobre finanças

São Paulo – Três regras de investimento que não devem ser quebradas, segundo André Barbosa, sócio-diretor da Toro Investimentos:  pensamento de longo prazo, diversificação da carteira de investimentos e aportes recorrentes. “Investimentos em ações devem ter o horizonte de anos, em vez de dias, semanas ou meses”, diz André.

Os recursos dedicados à Bolsa de valores sempre devem ser além do que você já separou como sua reserva de emergência. As boas práticas do manual de cabeceira de qualquer investidos indicam que se você ainda não tem uma reserva de emergência, cuide disso antes de dar seus primeiros passos na bolsa.

Invista em ações de empresas de setores diferentes para deixar sua carteira menos volátil e arriscada e com mais chance de resultados melhores em longo prazo. Outra maneira de diminuir o risco é fazer apostes espaçados ao longo do tempo. ” Assim você dilui o risco de estar entrando em um momento inadequado. Idealmente você vai separar uma sobra mensal, que você vai alocar em ações e construir uma carteira ao longo do tempo”, diz André.

Convidamos ele e Luiz Gustavo Pereira, head de produtos da Guide Investimentos, para dar algumas dicas de livros, filmes e cursos para quem quer entender mais sobre o mercado financeiro e está dando os primeiros passos como investidor:

Para ler

“O Homem Mais Rico da Babilônia”, de George Samuel Clason. “Talvez seja um dos livros mais antigos e famosos sobre finanças pessoais, pois foi lançado em 1926. Não se aplica diretamente a investimentos em ações, mas tem conceitos fundamentais sobre como lidar com dinheiro e construir patrimônio”, diz André.

“Porque as nações fracassam”, de Daron Acemoglu e James Robinson. “O livro mostra muito claramente a necessidade de ter instituições fortes e o respeito pelos contratos. O que faz um país ser rico ou pobre? O livro traz uma resposta bastante interessante, e bastante contra intuitiva, além de nos fazer pensar na própria história econômica brasileira. É um ótimo livro principalmente para época eleitoral”, diz Luiz Gustavo.

Para ver

A grande aposta” (título original The Big Short), que conta a história baseada em fatos reais de agentes do mercado financeiro que viram o que aconteceria no pré-crise de 2008.

“Trata-se de um dos filmes mais claros e bem explicados (mesmo quem for mais leigo consegue compreender até os conceitos técnicos apresentados, dada a didática das explicações) sobre o que aconteceu na pior crise desde 1929”, diz Luiz Gustavo.

Para fazer

O curso gratuito “Como fazer Investimentos”,  oferecido pela FGV é a indicação do head da Guide Investimentos. “Saber investir e planejar-se financeiramente é fundamental para a realização de sonhos e concretização de projetos. O curso apresenta e discute conceitos e métodos que irão ajudá-lo a aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos “, diz.

André indica as videoaulas grátis oferecidas pela própria Toro Investimentos, em  um playlist chamada Mercado Financeiro Simplicado, que apresenta fundamentos do mercado financeiro e também dicas sobre como investir.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: