5 aplicativos de finanças úteis em tempos de coronavírus

A redação de VOCÊ S/A selecionou cinco ferramentas eficazes para auxiliar você a manter as contas em dia nesses tempos difíceis de crise

Matéria originalmente publicada na Revista VOCÊ S/A, edição 263, em 08 de abril de 2020. 

O rápido avanço da epidemia de covid-19 está mexendo com a vida (e o bolso) dos cidadãos na maioria dos países. Com lojas, restaurantes e linhas de produção paralisados, a economia global deve sofrer um revés sem paralelo — e ainda difícil de dimensionar. Por isso, o momento pede controle rígido das finanças. Veja cinco ferramentas eficazes para auxiliar você a manter as contas em dia.

Controle de gastos

Com a economia ameaçada e os empregos na corda bamba, o período exige uma faxina financeira, analisando contas que possam ser cortadas, negociadas ou substituídas por opções mais baratas. Nesse sentido, ajuda ter um bom aplicativo de controle de gastos. Um dos gratuitos mais famosos é o Mobills, disponível para Android e iOS. Na lista dos melhores do Google Play, ele permite registrar receitas mensais e despesas diárias por categoria. também dá para criar metas e acompanhá-las em tempo real.

Negocie dívidas

Se você tem dívidas, talvez seja hora de buscar um acordo para baixar o valor ou estender o prazo de pagamento. O aplicativo Serasa Consumidor é uma alternativa para quem precisa fazer isso. Na plataforma, que tem nota 4,5 entre usuários do Google, dá para consultar a situação do CPF, verificar o score (pontuação de 0 a 1.000: quanto mais próximo de 1.000, maior a sua chance de ter crédito aprovado por lojas e bancos) e obter um relatório sobre dívidas e pendências. O app tem parceria com vários nomes do varejo, como Itaú, Santander, Oi e Riachuelo, e permite checar ofertas para a realização de acordos.

3 Evite taxas desnecessárias

Durante a quarentena, o ideal é evitar sair de casa . assim, pagamentos que antes eram feitos pes­soalmente agora precisam ser realizados via transferência bancária, que na maioria das vezes tem taxas. Para driblar esse gasto extra, use carteiras digitais, que dispõem de diferentes funcionalidades e permitem, entre outras coisas, fazer transferências de dinheiro. O Code Money é uma das ferramentas que não cobram pelo procedimento. é necessário que as duas partes tenham o app instalado no celular e que você possua dinheiro na conta ou seu cartão de crédito cadastrado. A operação é feita via QR Code ou link.

Compare empréstimos

Diante da crise do coronavírus, os bancos estão aumentando juros e reduzindo prazos de pagamento. por isso, Caso passe por dificuldades, tente primeiro emprestar dinheiro de parentes ou amigos. Se for inviável, pesquise bem utilizando comparadores de empréstimos. Uma das opções é o Bom pra Crédito. Responsivo para celular, o site possui parceria com 30 instituições financeiras e permite verificar linhas de crédito de acordo com sua necessidade. você informa quanto precisa emprestar e em quantas vezes pode pagar, e o sistema envia diferentes opções para análise. Recomendação: não comprometa mais de 30% da renda com dívidas.

Acompanhe seus investimentos

no último mês, verificar o desempenho de aplicações financeiras tornou-se uma missão quase impossível para leigos. O aplicativo Gorila Invest, consolidador de carteira de investimentos gratuito, ajuda nessa tarefa. Para quem aplica em diferentes corretoras e ativos, tanto em renda fixa quanto em variável, ele consolida tudo no mesmo lugar e atualiza rentabilidade, cotações e preços das aplicações. Com ele, dá para avaliar o rendimento em diferentes períodos, como mês ou ano, e comparar o desempenho com indicadores como Ibovespa e CDI (que lastreia as operações entre bancos).

DICA DE LEITURA

 

Não faça mais besteiras

Recém-lançado no Brasil, o livro Idiotices que Pessoas Inteligentes Fazem com o Próprio Dinheiro ensina 13 Maneiras de corrigir erros financeiros que cometemos sem perceber. na obra, a autora Jill ­Schlesinger apresenta histórias ­reais. quer Um exemplo? Economizar para a faculdade dos filhos antes de poupar para a própria aposentadoria. Para evitar essa e outras armadilhas, Jill ensina regras pragmáticas para controlar gatilhos emocionais e gerenciar melhor as finanças.

 



Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ S/A? Clique aqui e assine VOCÊ S/A .

Gosta da VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: