Imagem Blog

Mariana Lopes

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Economista, ativista pela Educação, e gerente executiva do MovTech 2030, coalizão de organizações para apoiar pessoas e negócios por meio da tecnologia.

Como soft skills impulsionam carreiras tech 

Não basta ser um bom técnico. O futuro dos profissionais de tecnologia passa por inteligência emocional, comunicação e criatividade. Saiba por quê.

Por Mariana Lopes
20 abr 2025, 08h00
Dois colegas de trabalho conversam em frente a uma tela de computador com dados de programação.
 (Cravetiger/Getty Images)
Continua após publicidade

A popularidade das carreiras na área da tecnologia continua crescendo ano após ano, o que significa que há cada vez mais pessoas se capacitando para entrar nesse mercado. É uma ótima notícia realmente precisamos de mais profissionais, e a tendência é que o setor siga crescendo. Contudo, engana-se quem acha que o conhecimento técnico é o suficiente para se destacar.

As soft skills, ou habilidades socioemocionais, são justamente o principal propulsor de carreiras tech. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2030, skills como criatividade, resiliência e pensamento analítico estarão entre as dez mais buscadas pelo mercado de trabalho. Nem precisamos esperar, na verdade; o relatório de Tendências Globais de Talento do LinkedIn do ano passado já mostra que 92% dos recrutadores consideram as soft skills mais importantes do que as habilidades técnicas no momento da contratação.

Isso é verdade inclusive, e talvez até principalmente, no setor de tecnologia. As empresas da área possuem ferramentas para automatizar processos e desempenhar diversas tarefas, mas não há substituição para características genuinamente humanas, como inteligência emocional e comunicação clara. É daí que surge a capacidade de resolver problemas complexos, o que toda companhia precisa. Em contextos críticos, em que falhas técnicas podem comprometer sistemas inteiros, profissionais que mantêm o pensamento crítico e a calma sob pressão são indispensáveis.

Ninguém nasce sabendo

O que não se pode esquecer neste contexto é que as soft skills não são inatas elas podem e devem ser desenvolvidas. Naturalmente, algumas pessoas possuem mais facilidade com determinadas habilidades do que outras, mas o mesmo pode se dizer de qualquer competência técnica. Da mesma forma, é possível aprender e treinar para que o talento socioemocional esteja presente no seu desenvolvimento de carreira.

Existem diversas plataformas que oferecem capacitações específicas para soft skills, como Coursera e LinkedIn Learning até mesmo gratuitas em alguns casos. Também existem programas de mentoria e desenvolvimento pessoal que ajudam a fortalecer competências como comunicação e gestão de conflitos, entre outras. Grandes empresas, como Google e Microsoft, já investem nesse tipo de treinamento.

Continua após a publicidade

Alcançar o equilíbrio entre habilidades técnicas e humanas é um desafio, não dá para negar. É preciso tempo e dedicação para criar esses diferenciais. O resultado, porém, é positivo para todos: os profissionais são mais valorizados e as empresas ganham vantagem competitiva.

O futuro das carreiras tech reside nessa combinação. Investir em autoconhecimento e desenvolvimento contínuo é, portanto, uma estratégia indispensável para uma trajetória sólida e relevante.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.