Imagem Blog

Marco Marcelino

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
CEO da Serinews Intelligence Service. Especialista em inteligência de dados voltada a estratégias de marketing e metodologias multiplataformas em comunicação.

Mude antes de mudar de emprego

A real transformação necessária pode estar em você, não na empresa. Como as pessoas te percebem? Sua postura comunica crescimento ou estagnação? 

Por Marco Marcelino
Atualizado em 6 mar 2025, 17h37 - Publicado em 5 mar 2025, 18h00
colun
 (10'000 Hours/Getty Images)
Continua após publicidade
O

mundo nunca esteve tão cheio de gente. Somos 8,2 bilhões de pessoas, e esse número continua crescendo. Em 2037, seremos 9 bilhões; em 2060, chegaremos aos 10 bilhões. Em apenas 40 anos, a população dobrou de 3 bilhões em 1959 para 6 bilhões em 1999. 

O crescimento populacional provoca também aumento na competição por empregos. O mercado ficou mais disputado, as habilidades que eram diferenciais há dez anos hoje são apenas requisitos básicos. E, no meio disso, muitos profissionais acreditam que a solução para sua insatisfação está em trocar de emprego. Mas será que mudar de empresa (ou cargo) é suficiente? Antes, experimente alterar sua forma de pensar e agir. A maneira como você se posiciona dentro do seu ambiente de trabalho pode transformar sua experiência. Se a resposta automática para qualquer frustração profissional é procurar uma nova oportunidade, talvez seja hora de mudar a forma como você enxerga o que já tem. 

E a insatisfação não é o problema, mas o que você faz com ela. Ter um ideal claro é um bom começo. Afinal, para quem não sabe o que quer, qualquer caminho parece errado. Antes de decidir sair, pergunte-se: já tentei de verdade encontrar ou construir um propósito onde estou?

Esteja pleno no que faz

A organização também faz diferença. Uma mente desordenada se perde nos prazos, na falta de tempo, no excesso de demandas. Pequenas vitórias diárias fortalecem a autoconfiança e fazem com que sua percepção sobre o trabalho mude. 

Continua após a publicidade

O quanto você realmente está presente no que executa? A falta de atenção cria um vácuo onde as tarefas viram obrigações vazias. Mas quem se envolve, quem se aprofunda e domina o que faz, transforma a própria realidade.

Nos anos 1960, a taxa de crescimento populacional atingiu 2,09% ao ano, um recorde. Hoje, a taxa caiu para 0,85% e continua em queda, projetada para chegar a 0% em 2084. O mundo desacelera, mas a necessidade de se adaptar só cresce. Assim como a economia e a demografia, o mercado de trabalho não é estático. O que você fazia há cinco anos da mesma forma que faz hoje pode não ter mais o mesmo valor. Como as pessoas percebem você? Sua postura comunica crescimento ou estagnação? 

A maneira como você se posiciona dentro do seu ambiente de trabalho pode transformar sua experiência.

Continua após a publicidade

Se a resposta for incômoda, a solução não está apenas em um novo emprego, mas em uma nova mentalidade. Movimente-se. O corpo influencia a mente mais do que imaginamos. Exercício físico, leitura, novas experiências… tudo isso afeta a forma como tomamos decisões. Reorganize-se. Se sua rotina está caótica, sua energia será desperdiçada. Reflita. Antes de dormir e ao acordar, os pensamentos que escolhemos alimentar influenciam nossa disposição. O que você tem colocado na sua mente?

O que impede você de mudar mais rápido do que imagina? Tudo ao seu redor se transforma. Seu próximo grande desafio pode já estar diante dos seus olhos, esperando apenas um novo olhar para ser percebido. Mas se, ainda assim, decidir mudar, vá. 

Só não vá como a mesma pessoa. Vá melhor.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.