Imagem Blog

Luiz Carlos Cabrera

Por Carreira
É professor da Eaesp-FGV e diretor na PMC Panelli Motta Cabrera & Associados
Continua após publicidade

A força dos modelos mentais no momento de tomar de decisões

Para avaliar qual é a melhor decisão a ser tomada, é preciso raciocinar detalhadamente sobre vários pilares de uma questão. Aprenda como fazer

Por Luiz Carlos Cabrera, colunista da VOCÊ S/A
Atualizado em 28 mar 2020, 10h00 - Publicado em 28 mar 2020, 10h00
O pensamento em etapas poder ser usado para qualquer tipo de decisão (Startup Stock Photos from Pexels/Reprodução)
Continua após publicidade

Modelos mentais são imagens, pressupostos e históricos que trazemos sobre o mundo que nos cerca. Eles nada mais são do que filtros da realidade. Todo o repertório que carregamos é afetado pelos modelos mentais de nossa educação. E dou um exemplo simples disso: se você desenhar uma casa, provavelmente vai rabiscar aquela casinha que viu nos livros da infância. É assim que o cérebro age.

A questão é que não costumamos usar modelos mentais para melhorar a qualidade de nossos diagnósticos — e é possível começar a fazer isso, desde que apliquemos algumas etapas de raciocínio. Vou explicar quais são elas.

Pensemos numa situação hipotética, como a escolha de um curso de pós-graduação. Um dos modelos mentais utilizados para decidir em qual instituição ingressar é o que divide as informações em três partes. Primeiro, refletimos sobre o conteúdo: está claro o que será discutido no curso? Os professores têm domínio sobre o que será ensinado? Qual é nossa expectativa em relação à grade? Quão profunda a discussão deve ser?

Depois, devemos pensar sobre o contexto, que é tudo o que nos cerca enquanto tentamos tomar uma decisão. No caso da escolha da pós, no contexto devem pesar itens como o nome da escola, a localização, o perfil da turma de alunos, o horário das aulas, a compatibilidade do curso com nossa agenda e nosso momento pessoal e o investimento financeiro necessário (ponderando se haverá ajuda externa,  como bolsa da empresa em que trabalhamos, ou não).

Por último, é preciso avaliar a infraestrutura da instituição de ensino: quais são os materiais fornecidos? Temos a tecnologia necessária para acompanhar as aulas (computador, smartphone, tablet)? Existe uma biblioteca no local com os livros necessários para o estudo? As instalações da sala de aula e das áreas comuns são compatíveis com as expectativas?

Continua após a publicidade

A força dos modelos mentais no momento de tomar de decisões

A pós-graduação foi apenas um exemplo. O pensamento em etapas pode ser usado em qualquer tipo de decisão. Vamos a outra situação. Suponha que você tenha sido chamado para planejar o lançamento de um novo produto. O raciocínio seguirá os mesmos três pilares.

Ao pensar sobre o conteúdo, você deve raciocinar sobre: qual é o objetivo do produto? Quais qualidades devem ser percebidas? Quando chegar ao contexto, indague: qual é o papel do produto no portfólio da empresa? Quais são os concorrentes? A estratégia de preço está alinhada com o objetivo de mercado? Por fim, na discussão sobre infraestrutura, pergunte-se: o produto precisa ser explicado ao consumidor? A produção está preparada para entregar o produto tão logo seja anunciado o lançamento?

Continua após a publicidade

A força dos modelos mentais no momento de tomar de decisõesA força dos modelos mentais no momento de tomar de decisõesA força dos modelos mentais no momento de tomar de decisõesClaro que a profundidade da discussão não cabe neste artigo. Existem outros modelos mentais que podem ser estudados. Para isso, recomendo a leitura de Organizações do Conhecimento, de Maria Terezinha Angeloni . Não despreze os modelos mentais: métodos adequados de raciocínio ajudam a tomar decisões melhores.

257_artigo-cabrera

  • A Editora Abril tem uma parceria com Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela Você S/A sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.