Imagem Blog

Carla D’Elia

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Referência no ensino de Business English, criadora de conteúdos educacionais e mestre em Linguística Aplicada pela USP.

With, in, on, at… Um guia para nunca mais errar nas preposições em inglês

Taí uma parte da língua inglesa que confunde muita gente. Conheça o uso adequado de cada uma e garanta uma comunicação clara no trabalho.

Por Carla D'Elia
Atualizado em 19 abr 2025, 08h34 - Publicado em 19 abr 2025, 08h00
Mulher participando de uma vídeo chamada.
 (Bevan Goldswain/Getty Images)
Continua após publicidade
V

ocê já ficou em dúvida na hora de usar preposições como AT, IN e ON em inglês? Essas pequenas palavras são conhecidas por causar grandes dores de cabeça, especialmente quando há uma pressão excessiva por uma comunicação “perfeita”. Muitas vezes, essa cobrança faz com que profissionais evitem se expressar por receio de cometer erros.

A maior dificuldade ao aprender as preposições é que elas nem sempre seguem uma lógica clara existem regras úteis, mas também muitas exceções. Porém, há uma ótima notícia: cometer pequenos deslizes com preposições raramente compromete a compreensão geral da mensagem. Isso ocorre porque outras palavras da frase, como verbos e pronomes, geralmente são mais importantes para garantir clareza e significado.

Contudo, conforme você evolui no aprendizado do idioma e começa a se comunicar com mais frequência no ambiente profissional, a precisão linguística ganha maior importância. Nessa fase, dedicar atenção especial às preposições pode ajudar a evitar mal-entendidos e ruídos desnecessários na comunicação.

Para complementar esse esforço, especialmente em textos que exigem alto nível de precisão, você pode contar com ferramentas inteligentes de revisão gramatical baseadas em inteligência artificial. Elas identificam facilmente erros de preposição, auxiliando você a criar mensagens claras, assertivas e mais profissionais.

As mais usadas no dia a dia

Selecionei algumas dicas para te ajudar a conhecer as preposições mais comuns e melhorar a fluidez nas interações profissionais. Entre as mais utilizadas, destacam-se as seguintes:

Continua após a publicidade

In: é empregada para indicar localização dentro de um espaço ou período. No contexto temporal, “in” é usada para anos, meses, estações do ano e partes do dia, como em “The report is due in two days” (O relatório deve ser entregue em dois dias) ou “We have a meeting scheduled in July” (Temos uma reunião agendada para julho). No entanto, há uma exceção para o termo “night”, caso em que a preposição correta é “at”, como em “We finished work at night” (Nós terminamos o expediente à noite).

No que se refere à indicação de lugar, “in” é utilizada para espaços fechados, cidades, locais com limites e fronteiras, como em “The meeting will take place in the conference room” (A reunião será realizada na sala de conferências) ou “Our office is located in São Paulo” (Nosso escritório está localizado em São Paulo).

On: esta preposição é utilizada para indicar superfícies, datas específicas, meios eletrônicos e nomes de ruas ou avenidas. Para lugares e objetos, “on” indica algo sobre uma superfície, ao contrário de “in”, que se refere a espaços fechados. Exemplo: “The document is on the desk” (O documento está sobre a mesa).

No contexto temporal, “on” é usada para datas específicas, diferentemente de “in”, que se aplica a períodos mais amplos. Exemplo: “We have a meeting on Monday” (Temos uma reunião na segunda-feira). A preposição também é empregada para meios eletrônicos, referindo-se a informações disponíveis na internet, TV ou rádio. Exemplo: “I found the update on the company website” (Encontrei a atualização no site da empresa).

Continua após a publicidade

Além disso, “on” é usada para nomes de ruas e avenidas, mas, se o endereço incluir um número, a preposição correta é “at”. Exemplo: “The headquarters are on Avenida Paulista” (A sede está na Avenida Paulista), mas “The headquarters are at 100 Paulista Avenue” (A sede está na Avenida Paulista, número 100).

At: é usada para marcar um ponto específico no tempo ou no espaço. Para horários exatos e locais específicos, como em “We are meeting at the conference room at 2 PM” (Nos encontraremos na sala de conferências às 14h). É diferente da preposição “in”, que é utilizada para indicar uma localização dentro de um espaço maior ou período mais amplo.

For: indica propósito ou duração. Exemplo: “This presentation is for the new project” (Esta apresentação é para o novo projeto) e “I have worked for this company for five years” (Trabalho nesta empresa há cinco anos).

By: usada para indicar o agente de uma ação ou para especificar um prazo. Exemplo: “The document was signed by the manager” (O documento foi assinado pelo gerente) e “Please submit the report by Friday” (Por favor, envie o relatório até sexta-feira).

Continua após a publicidade

To: Usada para indicar movimento, posição, destino ou direção. Por exemplo: “I am sending this email to the client” (Estou enviando este e-mail para o cliente) e “I’ll hand over the documents to the manager” (Vou entregar os documentos ao gerente).

With: indica companhia ou uma relação de uso. Por exemplo: “I’m working with Gabriela on this task” (Estou trabalhando com a Gabriela nesta tarefa) e “The report was done with the help of the team” (O relatório foi feito com a ajuda da equipe).

Inclua o aprendizado das preposições na sua rotina

O uso adequado das preposições em inglês no contexto de trabalho é importante para garantir a clareza e a precisão na comunicação, tanto em interações diárias quanto em processos mais complexos, como apresentações. As preposições, embora pequenas, têm o poder de estruturar corretamente as informações, seja no espaço, no tempo ou nas relações entre as partes envolvidas.

No entanto, é importante lembrar que cometer erros ao aprender preposições faz parte do processo. Se não tiver certeza sobre qual usar, não deixe de se expressar. Na maioria das vezes, o contexto ajudará a transmitir a mensagem corretamente. Ainda assim, vale incluir o estudo das preposições de forma leve na rotina de aprendizado, para aprimorar a comunicação sem tornar o processo cansativo.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.