Unifesp abre 800 vagas para especializações gratuitas e EAD
Todas as formações exigem diploma de nível superior em curso reconhecido pelo MEC. Inscrições estarão abertas até 27 de agosto.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), abriu inscrições para três cursos gratuitos de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica; Especialização em Informática em Saúde e Especialização em Saúde Mental Imigração e Interculturalidade.
No total, são 800 vagas, sendo 30% reservadas para pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas, quilombolas, com deficiência e/ou trans. Além de requisitos específicos, todas as especializações exigem formação de nível superior em curso reconhecido pelo MEC e familiaridade com computador, acesso à internet e e-mail.
As formações ocorrerão na modalidade de ensino a distância, com a possibilidade de encontros presenciais nos polos ou sede de cada curso. É possível se inscrever até o dia 27 de agosto através do site da Unifesp.
Confira os detalhes de cada especialização:
Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica
O curso visa formar professores da Educação Básica na temática da cultura oceânica e sustentabilidade, construindo conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem a incorporação do tema de forma integrada e transversal em suas práticas pedagógicas. Com carga horária de 360 horas, a formação oferece 150 vagas, distribuídas pelo estado de São Paulo nos polos de Bertioga, Cubatão, Peruíbe, Santos e, na capital, em Interlagos.
Informática em Saúde
A especialização oferece conhecimentos que colaboram para a gestão de serviços de informática no ambiente de saúde e é destinado a profissionais das áreas de saúde, biológicas, exatas e humanas. O curso possui carga horária total de 520 horas e 500 vagas divididas nos seguintes polos: Asa Norte – Brasília (DF), Universidade Polo Fortaleza – Fortaleza (CE), Uberlândia (MG), Laranjeiras – Rio de Janeiro (RJ), Porto – Cuiabá (MT), Forquilhinhas – São José (SC), Bacanga – São Luís (MA), Vila Formosa – São Paulo (SP), Parque Bristol – São Paulo (SP) e Vila Nova – Santos (SP).
Saúde Mental Imigração e Interculturalidade
O curso tem como público-alvo profissionais que atuem com imigrantes, refugiados e apátridas para que possam realizar prevenção e promoção de saúde mental junto a essa população. São 445 horas de formação e 150 vagas nos polos de Guaianazes e Jardim Paulistano, na capital de São Paulo, e nos munícipios paulistas de Osasco, Jaú e São Carlos.
Os candidatos serão classificados com base nos dados do formulário de inscrição, conforme a tabela de pontuação específica de cada curso. Mais detalhes do processo de seleção e das especializações estão disponíveis no edital.