Nova edição da Você S/A está disponível para assinantes no GoRead
Positividade tóxica, mentorias e a necessidade de publicar no LinkedIn: entenda mais sobre esses assuntos nas reportagens.
á dias em que todos parecem mais felizes. Você se sente proibido de compartilhar as mazelas da vida com os outros, uma vez que é preciso sustentar o sorriso a qualquer custo. Isto é o que chamamos de positividade tóxica, e é o assunto da reportagem que estampa a capa da edição digital da Você S/A – já disponível para assinantes no GoRead.
A tirania da positividade é tema de discussão da psicologia desde os anos 1970, e ganhou proporções estratosféricas em 2020. Mas, ardilosa como é, encontrou raízes no dia a dia e na linguagem do mundo corporativo (alô, LinkedIn).
Segundo especialistas, uma positividade se transforma em tóxica quando, para senti-la, uma pessoa rejeita emoções negativas. Mais que isso: quando ela demanda ou usa essa positividade de jeitos que fazem com que outra pessoa se sinta culpada, reprimida ou desconsiderada por não estar se sentindo daquela forma. Saiba de onde vem essa positividade tóxica, como vive, onde come – e como combatê-la de uma vez por todas na reportagem.
Confira outros destaques da edição de setembro.
Mentoria profissional
A Você S/A também te ajuda a entender se a mentoria no trabalho é para você. Dentre as ferramentas de desenvolvimento de carreira, essa atividade é, de longe, uma das mais recomendadas por especialistas.
Chega um ponto na carreira em que nossas próprias limitações dificultam ver qual caminho seguir, quais opções existem, quais pontos fortes e os pontos a melhorar. Ter alguém de confiança, que entende você e suas dores, pode ser a chave para tirar as escamas dos olhos e dar a tão sonhada guinada na carreira.
Vale mesmo a pena publicar no LinkedIn?
Sim. Mas depende do conteúdo – e do seu objetivo de carreira.
Existem algumas formas de analisarmos a questão. A primeira delas é pelo viés lógico: em novembro do ano passado, a rede azulzinha bateu 1 bilhão de usuários, com cerca de 300 milhões deles ativos mensalmente, segundo a própria. Para referência: existe mais gente ativa por lá hoje do que gente morando na Indonésia – um dos países mais populosos do mundo (280 mi).
Trocando em miúdos: é muita coisa. E o LinkedIn já deixou claro mais de uma vez (inclusive em entrevista com a própria Você S/A, que você pode conferir aqui) que valoriza usuários ativos – isso é, aqueles que interagem com publicações da plataforma e produzem seus próprios conteúdos. Os outros motivos, você confere na edição online.
Ou seja, é uma boa ideia expor seu perfil profissional a um público muito maior do que se você tentasse fazer networking apenas no tête à tête. Leia mais sobre como fazer isso na edição online para assinantes.