Maior vendedora de serviços Claro, a Cobmax destacou-se em sua área de atuação com a criação de uma metodologia própria de vendas. E o sucesso é dividido com o quadro de funcionários, composto majoritariamente (mais de 80%) de jovens com menos de 26 anos de idade.
A empresa não vê como empecilho contratar quem não possui formação superior — nem mesmo para cargos gerenciais. A estratégia adotada é treinar internamente esse público. Para contribuir para a formação dos profissionais, há trilhas específicas de cursos que aprimoram competências técnicas e comportamentais, como a Academia de Vendas e o Programa de Desenvolvimento de Líderes.
“Quando comecei aqui, não sabia nem me expressar direito”, afirma um funcionário. Para motivar as equipes, uma vez por mês a Cobmax realiza o Performance VIP, evento de reconhecimento dos empregados que se destacaram no cumprimento das metas.
Eles são apresentados individualmente diante dos demais e recebem medalha, crachá e camiseta. Além disso, na plataforma Max Game, os funcionários que cumprem os treinamentos ganham moedas, que podem ser trocadas por produtos da loja interna, como eletrônicos. | Lucas Vasconcellos, de São José do Rio Preto (SP)
PONTOS POSITIVOS
Nas reuniões mensais para reconhecer os destaques do mês, pessoas importantes na trajetória do funcionário, como familiares e amigos, são convidadas para compartilhar o momento.
PONTOS A MELHORAR
Como os funcionários trabalham com metas — e dedicam-se para alcançar os números —, pouco se ausentam das estações de trabalho. É preciso incentivar mais o descanso e ampliar os espaços de convivência.