CAPES lança edital para bolsas de estudo de até US$165 mil nos EUA
Programa em parceria com a Comissão Fulbright recebe inscrições até o dia 11 de março e há bolsas em oito áreas de estudo
A CAPES lançou o Edital nº 8/2020, referente ao Programa CAPES/Fulbright de doutorado pleno nos Estados Unidos, em parceria com a Comissão Fulbright. Os interessados podem se candidatar até o dia 11 de março, preenchendo o formulário eletrônico disponível na página do Programa, conforme documento publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 03.
Com a concessão de até 20 bolsas em oito áreas do conhecimento – Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística (Letras e Artes), o Programa forma recursos humanos de alto nível nos Estados Unidos. Assim, pretende aumentar a visibilidade internacional sobre a produção científica, tecnológica e cultural brasileira. As bolsas terão duração de até seis anos e o início das atividades está previsto para agosto de 2021.
O resultado final será divulgado após processo seletivo dividido em análises técnica e de mérito, entrevista com os candidatos, seleção da parte americana e identificação da universidade. Cada bolsista do Programa será apoiado pela CAPES com até US$ 165 mil por ano. A Comissão Fulbright cobrirá os custos administrativos referentes à alocação acadêmica e acompanhamento dos selecionados durante a vigência da bolsa.