Braskem lança programa de estágio para estudantes universitários e do ensino técnico
Programa permite atuação nas plantas industriais e nos ambientes corporativos. Inscrições estarão abertas até 3 de outubro.

A petroquímica Braskem acaba de lançar o Programa de Estágio 2026 para estudantes com idade mínima de 18 anos e de cursos universitários ou técnicos. Com vagas em diferentes estados do país, o programa visa formar profissionais para início de carreira e estimula tanto o desenvolvimento contínuo quanto o aprendizado prático, já que permite aos estudantes aprender enquanto contribuem de forma significativa nas plantas industriais e nos ambientes corporativos.
A Braskem é uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, o que torna possível a pessoa estagiária ter contato e trocas com times globais, além de envolvimento em projetos conectados ao negócio.
“A pessoa estagiária vivencia uma experiência real de desenvolvimento, por meio de projetos desafiadores e acompanhamento de profissionais experientes, além de estar em uma companhia que valoriza diversidade e inovação”, diz Gustavo Espinheira, Gerente de Atração de Talentos e Desenvolvimento Organizacional da Braskem. Outro ponto forte é a inclusão. “Formatar o programa para possibilitar a entrada de pessoas com estilos, origens, histórias e características diferentes é algo que se alinha à nossa cultura empresarial e impacta positivamente no negócio”, ressalta.
O Programa de Estágio da Braskem foi reconhecido no prêmio CIEE 2024 como um dos melhores do Brasil. “O reconhecimento da companhia como uma das melhores empresas para estagiar é algo que reflete a nossa estratégia. Temos paixão por transformar e foco em desenvolver o potencial das pessoas”, completa o executivo.
Quais são os requisitos?
As inscrições estão abertas para os estados em que a Braskem está presente: São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas.
No programa de estágio universitário, podem participar estudantes de cursos como Engenharias, Administração, Economia, Direito, Tecnologia, entre outros, com previsão de formatura entre 2027 e 2028. É necessário ter disponibilidade para trabalhar presencialmente ou flexibilidade para atuar remotamente até 2 vezes por semana.
Já para o estágio técnico, que é inteiramente presencial, é preciso ter no mínimo 1 ano de vínculo com a instituição de ensino e estar matriculado em cursos como Segurança do Trabalho, Química, Instrumentação, Elétrica, Mecânica, entre outros.
E os benefícios?
O programa de estágio técnico tem duração de 1 ano e o universitário de até 2 anos. Ambos oferecem os seguintes benefícios:
- Bolsa-auxílio competitiva;
- Vale-transporte, estacionamento ou fretado;
- Vale-refeição ou refeitório;
- Convênio médico;
- Seguro de vida;
- Day off de aniversário.
Como participar?
As inscrições estarão abertas até o dia 3 de outubro e podem ser realizadas no site da companhia. No decorrer do processo seletivo, os inscritos participarão de trilha online, painéis e entrevistas individuais. A divulgação das aprovações e feedbacks está prevista para janeiro de 2026 e o início do estágio para fevereiro.