Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

A força dos nerds e outras notas curiosas sobre o trabalho no Brasil

Um giro por cinco ações, de diferentes empresas, atualiza o que está acontecendo no mercado de trabalho ao redor do país

Por Redação VCSA
Atualizado em 16 out 2024, 18h55 - Publicado em 10 jun 2019, 17h00
Funcionários da Senior: fantasias e jogos de tabuleiro para comemorar o Dia do Orgulho Nerd  (Foto: Divulgação/VOCÊ S/A)
Continua após publicidade

São Paulo – Confira as principais notas sobre o que está acontecendo nas empresas por todo o Brasil, publicadas na revista Você S/A de junho.


Força nerd

A área de tecnologia é conhecida por estar cheia de fãs da cultura geek, como videogames, super-heróis e quadrinhos. Por isso, desde 2014 a empresa de ­software de gestão Senior comemora o Dia do Orgulho Nerd, celebrado anualmente em 25 de maio.

“A iniciativa partiu dos próprios funcionários e a gente abraçou a ideia”, diz Jussara Dutra, diretora de RH da empresa. Durante um dia, os 1 700 empregados espalhados pelos 15 escritórios da Senior, em cidades como Blumenau, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, podem ir trabalhar fantasiados de personagens da cultura pop, como Darth Vader e Harry Potter.

A empresa ainda realiza outras atividades, como quizzes, campeonatos de videogame e de jogos de tabuleiro, além da montagem de papertoy (miniaturas de brinquedos em papel). “Cada escritório decide como festejar a data e sempre é muito divertido”, diz Jussara.


Jovens e éticos

Com tantos escândalos políticos, ter princípios morais é algo que vem ganhando mais relevância nas empresas e na sociedade. E os jovens estão atentos para demonstrar que possuem os valores corretos.

Tanto é que, segundo uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), mais da metade das pessoas de 15 a 28 anos quer se destacar fazendo ações e gestos éticos. O estudo, publicado em maio, ouviu 29 356 entrevistados.

Continua após a publicidade

253_notas-1-1024×562-263


Pai em tempo integral

A partir de julho, os papais da Diageo, dona das marcas Johnnie Walker e Smirnoff, terão licença-paternidade de 26 semanas. A iniciativa faz parte de uma política global anunciada no final de maio.

Segundo a empresa, que tem 900 funcionários no Brasil, a licença estendida para os homens era uma demanda dos empregados e surgia com frequência nas discussões do comitê de diversidade.

Continua após a publicidade

Para Tatiana Sereno, diretora de recursos humanos da Diageo para Paraguai, Uruguai e Brasil, medidas como essa reforçam o comprometimento da companhia com a diversidade. “Precisamos estimular os homens a ocupar seu papel de pai e a entender que é necessário dividir as tarefas por igual, não só ‘ajudar’ ”, afirma a executiva.

253_notas-2-1024×747-263
Ilustração: Marcos Müller / (Você S/A)

 


Apoio feminino

Em abril, a agência de publicidade IDTBWA, com escritórios em São Paulo e Brasília, lançou o programa Women ADvice para ajudar na recolocação de mulheres no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Por meio de mentorias gratuitas, realizadas pelos funcionários da própria empresa, a ação avalia os objetivos de carreira das trabalhadoras e encaminha as profissionais a vagas internas ou de clientes, fornecedores e agências parceiras. Atualmente, 53 mulheres de todo o país estão inscritas no projeto.

Segundo Camila Costa, CEO da IDTBWA, o programa tem a ver com o posicionamento da companhia, que sempre valorizou a diversidade. “Temos projetos de inclusão, como recrutamento às cegas, e conseguimos a equidade de gênero de nosso quadro”, afirma.

notas-2-1-768×470-263
Agência da IDTBWA: mentoria gratuita para mulheres (Você S/A)

Em falta

Segundo um levantamento da Kenoby, startup de recrutamento e seleção, os profissionais de recursos humanos sentem falta de tecnologias específicas para a área.

A pesquisa, que ouviu 2 618 executivos de RH, apontou que apenas 7% consideram ótimo o investimento em inovação no setor de gestão de pessoas por parte das empresas.

253_notas-32-1024×935-263

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.